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EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: Arqueologia como ferramenta transversal para o ensino da História Antiga de Upaon Açú (São Luís / MA).
Produto Educacional: A HISTÓRIA ANTIGA DE UPAON AÇU NA TOADA “UPAON AÇU” DO MESTRE HUMBERTO DE MARACANÃ.
Ensino de História Antiga, Arqueologia,Educação Patrimonial.
Este trabalho aborda a educação patrimonial sob a perspectiva do patrimônio arqueológico como ferramenta transversal para o ensino da História Antiga de Upaon-Açú (São Luís/MA) e da floresta tropical Amazônica. Destaca a educação patrimonial como uma importante ferramenta auxiliar dos professores de história na organização do ensino partindo do contexto local, desenvolvendo habilidades cognitivas. Descreve determinados aspectos dos estudos sobre a etnohistória dos povos indígenas originários da América e sua longa duração. Aponta a arqueografia como mecanismo pedagógico que viabiliza conhecer a etnohistória antiga de São Luís-ma, visto que possibilitou identificar distintos horizontes culturais que ocuparam a Ilha de São Luís, desde 6.600 anos antes do presente até o período de contato com os europeus, no início do século XVII. Apresenta um programa educacional com visão crítica decolonial em relação ao etnocentrismo, a construção das desigualdades e a ausência de protagonismo de agentes que geralmente são excluídos/as das narrativas históricas ou inseridos/as na concepção preconceituosa de “pré-história” e portanto “pré-humanidades”.Conclui que a socialização de um conhecimento histórico amplo pode contribuir para a luta humanista contra as desigualdades sociais, o racismo, o machismo e o etnocentrismo no contexto educacional brasileiro.