Telefone/Ramal: | Não informado |
A HISTÓRIA DA AMÉRICA LATINA NA SALA DE AULA: apontamentos críticos e propostas didáticas.
Produto Educacional:DITADURAS LATINO-AMERICANAS EM TELA: uma proposta de estudo a partir da abordagem comparada de obras cinematográficas.
Ensino de História, América Latina, Sequências Didáticas.
O presente trabalho visa elaborar um diagnóstico sobre a abordagem do Ensino de História da América Latina em escolas de nível médio pertencentes à rede estadual de Ensino Básico de São Luís/Maranhão. Problematiza-se o lugar que a História da América Latina ocupa dentro do Ensino de História e quais as repercussões disto nas representações, concepções e visões de América Latina que os alunos assumem. Para tanto, tomaremos como fontes o currículo escolar, especificamente as Diretrizes Curriculares do Maranhão e livros didáticos adotados em três escolas em particular: Centro de Ensino Paulo VI (Colégio Aplicação da Universidade Estadual do Maranhão), do Liceu Maranhense e do Centro de Ensino João Lisboa. Nosso objetivo é demostrar os limites e possibilidades de aprofundamento mais consistente do estudo sobre o tema. Os resultados obtidos serão o ponto de partida necessário para fundamentar a elaboração de um material destinado aos docentes com propostas de sequências didáticas pautadas em obras cinematográficas sobre as Ditaduras Militares brasileira, argentina e chilena, articuladas pela perspectiva da História Comparada/Conectada. Espera-se que o material sirva de parâmetro para uma abordagem adequada da História da América Latina, que possa servir de referência na formação de professores.