11 maio, 2020 • 10:26
AKIM vem por meio desta nota solicitar ao Governo Brasileiro a adoção de medidas urgentes para a defesa da saúde dos povos indígenas, frente à pandemia do Coronavírus *(COVID-19),* conforme classificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no dia 11 de março de 2020.
Diante deste cenário, é urgente traçar um plano de ação com vistas a resguardar os povos originários do Brasil.
O cenário apresentado, o governo brasileiro, especialmente a Sesai, estados e municípios, e a Funai – que tem como missão o acompanhamento da saúde indígena – devem apresentar de modo urgente um protocolo conjunto de prevenção e atendimento aos povos indígenas, considerando suas especificidades e evitando a exposição aos riscos de contaminação pelo Coronavírus (COVID-19).
O Estado do Amazonas, o sistema de saúde encontra-se sobrecarregado e sem os equipamentos necessários para socorrer os parentes que moram em aldeias e comunidade.
A Covid-19, falando em etnia kokama, recentemente, já matou 11 parentes kokamas, parentes esses que moram em comunidades, como não dizer que foi omissão, nós lideres estamos fazendo a nossa parte, esperamos que nossos governantes façam as partes deles.
*Protejam nosso povo KOKAMA!*
Lembramos de nossos parentes falecidos por COVID 19:
JARDELINE DOS SANTOS COSTA
Presidente – AKIM
MARIA DO PERPETUO SOCORRO DOS SANTOS COSTA
Cacique da Comunidade Nova Esperança Kokama