Telefone/Ramal: | (98) 2016-8166/8942 |
APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA COM USO DA ROBÓTICA
Robótica; Matemática; Aulas práticas; Aprendizagem; Habilidades.
A robótica quando aliada à educação pode surgir com uma alternativa para melhorar o
desempenho dos estudantes. No ensino de Matemática, essa alternativa deve ser considerada,
uma vez que o Maranhão apresentou o pior desempenho em Matemática na região Nordeste no
ENEM de 2021. Visando analisar a aplicabilidade e as potencialidades da robótica como
ferramenta pedagógica no ensino de Matemática, esta pesquisa consiste em um estudo de caso
de caráter exploratório e abordagem mista, realizada com alunos do 1o ano do Ensino Médio do
Centro de Ensino Professor Joaquim Santos, em Rosário - MA. As estratégias didáticas de
robótica no ensino e aprendizagem de Matemática foram utilizadas na confecção de robôs em
aulas práticas com uso da plataforma Arduíno. Para análise do aprendizado e do
desenvolvimento de habilidades os alunos participaram de avaliações de desempenho. Eles
também realizaram entrevistas, assim como os profissionais de educação. Os resultados
demonstraram uma melhora no nível de proficiência dos alunos em Matemática e no
desenvolvimento de habilidades socioemocionais e motivacionais. A criatividade, o
relacionamento interpessoal, a autonomia e o senso de investigação também foram
desenvolvidos.