Telefone/Ramal: | (98) 2016-8166/8942 |
A IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO MAKER NA EDUCAÇÃO: Análise da criação e aplicação de um Protótipo de impressora CNC no ambiente escolar
criatividade; movimento maker; educação. protótipo de impressora
CNC
O processo criativo é de extrema importância para o desenvolvimento de uma
sociedade, sendo assim, uma função das instituições escolares é proporcionar à
assistência aos discentes no desenvolvimento de suas habilidades para pensar, de
modo inventivo, em prol de resolver problemas que surjam no cotidiano. Ressalta-se
que a experiência direta na resolução de problemas, somada à intuição, tentativa e
erros, na elaboração de objetos, foi responsável pelo surgimento do movimento
maker, o qual possui como objetivo estimular a inteligência colaborativa, o processo
de criatividade e a questão prática na utilização dos recursos tecnológicos,
motivados pela diversão e autorrealização. O objetivo principal da presente pesquisa
consiste em analisar como o movimento maker é capaz de proporcionar uma
contribuição na execução de atividades alicerçadas em creative learning, fab lab e
objetos novos, como um Protótipo de impressora CNC no ensino de ciências e
tecnologias no ambiente escolar. Para a fundamentação da pesquisa houve a
necessidade de uma revisão bibliográfica, por meio de análise de teorias referentes
ao movimento maker e sua importância na educação, além de uma verificação do
suporte educacional de um protótipo de impressora CNC, elaborado pelo próprio
autor. Constatou-se por meio da pesquisa que os espaços maker proporcionam
chances para os estudantes demonstrarem suas capacidades nas mais diversas
áreas científicas, como na robótica, matemática, física, por exemplo, com o
movimento maker sendo caracterizado pela somatização de conhecimento,
tecnologia e computação na elaboração de projetos específicos que levam ao
aprendizado por meio da prática, com os alunos sendo sujeitos ativos no processo
construtivo de conhecimento.