Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREA TELES DOS REIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREA TELES DOS REIS
DATA: 23/06/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Sala de Aula PPGCA/LAMP-UEMA
TÍTULO:

"MICRORGANISMOS TRANSMITIDOS POR CARRAPATOS EM PEQUENOS MAMÍFEROS E SEUS ECTOPARASITAS EM UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO NO BIOMA AMAZÔNICO MARANHÃO, BRASIL"


PALAVRAS-CHAVES:

Doenças Transmitidas por Carrapatos; Epidemiologia; Saúde Única.


PÁGINAS: 66
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
RESUMO:

Interações entre animais e humanos no ambiente em que vivem são reconhecidas através do conceito de Saúde Única. Nessas conexões muitas são as doenças transmitidas por vetores que se propagam principalmente de animais silvestres para os humanos. O presente estudo mostra a necessidade de conhecer a biodiversidade de hospedeiros e vetores, especialmente em áreas favoráveis para disseminação de microrganismos com potencial zoonótico como Anaplasma, Ehrlichia, Rickettsia, Borrelia e Babesia na área de Conservação do Parque Estadual Sítio do Rangedor em São Luís do Maranhão, Brasil. Esta pesquisa conta com as licenças do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)/SISBIO e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA). Os pequenos mamíferos foram capturados por armadilhas dos tipos Towahawk e Sherman em diferentes estratos arbóreos, para inspeção e coletas de ectoparasitas, bem como sangue e órgãos. As amostras obtidas foram submetidas a extração de DNA, e posteriormente a Reação da Cadeia em Polimerase – PCR para microrganismos como Anaplasma, Ehrlichia, Rickettsia, Borrelia e Babesia. Foram capturados dezenove espécimes de marsupial e um roedor durante agosto de 2022 a maio de 2024, quatro em estação seca e quatro em período chuvoso. As espécies de pequenos mamíferos foram Caluromys philander (marsupial) e Makalata sp. (roedor) e quatro ectoparasitas, sendo uma espécie de pulga (Ctenocephalides sp.), duas espécies e um gênero de carrapatos: Amblyomma parvum, Amblyomma rotundatum e Ixodes, respectivamente. Amostras de C. philander foram positivas para Familia Anaplasmataceae, Rickettsia, Borrelia e Babesia, enquanto o roedor foi reagente para Borrelia. Amostra de DNA de carrapato A. parvum foi positiva para Babesia e Ixodes sp. para Rickettsia. Esses resultados evidenciam que microrganismos transmitidos por carrapatos estão circulando nos pequenos mamíferos silvestres e seus vetores no Parque Estadual do Rangedor, o que pode contribuir diretamente como uma ameaça para os animais de estimação que entram dentro do parque, bem como seus tutores e visitantes.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 7319 - ALCINA VIEIRA DE CARVALHO NETA
Presidente(a) - 738.087.683-04 - FRANCISCO BORGES COSTA - UEMA
Externo à Instituição - HERMES RIBEIRO LUZ - UFMA
Notícia cadastrada em: 13/06/2024 16:21
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer1.s1i1