Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: WALLYSABEL ARAUJO VERAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WALLYSABEL ARAUJO VERAS
DATA: 17/02/2025
HORA: 11:00
LOCAL: google meet
TÍTULO:

LABORATORIO VIRTUAL PHET: UMA PROPOSTA INCLUSIVA NAS AULAS EXPERIMENTAIS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA ALUNOS COM TEA


PALAVRAS-CHAVES:

Autismo. Tecnologias Assistivas. Ciências. PhET Simulations. Inclusão.


PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Educação
ÁREA: Educação
RESUMO:

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por desafios na comunicação, interação

social e comportamentos repetitivos. A inclusão desses alunos no ambiente educacional exige

abordagens pedagógicas diferenciadas e o uso de tecnologias assistivas para promover seu

desenvolvimento. Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar a eficácia da utilização do

laboratório virtual PhET Simulations no ensino de Ciências da Natureza para alunos com TEA,

compreendendo a acessibilidade, usabilidade, percepções dos professores e os efeitos na

participação e engajamento desses estudantes. A pesquisa adotará uma abordagem qualitativa,

envolvendo a elaboração de uma revisão sistemática de literatura sobre inclusão de alunos com

TEA no ensino de ciências, a análise do perfil dos participantes, a investigação das percepções dos professores sobre o uso do PhET Simulations e o reconhecimento dos efeitos da tecnologia na participação e engajamento dos alunos com TEA. Além disso, visa-se desenvolver um produto educacional, na forma de e-book informativo, destinado a professores interessados em utilizar o laboratório virtual PhET Simulations no ensino de Ciências da Natureza com o fito de responder à problemática da pesquisa: De que forma o Phet Simulations pode incluir alunos com TEA nas aulas de Ciências da Natureza? A relevância está na necessidade de promover a inclusão efetiva de tecnologias assistivas, como o PhET Simulations, no contexto do ensino, contribuindo para um ambiente educacional mais participativo, equitativo e inclusivo. Espera-se que os resultados obtidos possam fornecer subsídios para a formulação de políticas educacionais e estratégias de ensino que beneficiem tanto alunos com TEA quanto seus colegas, transformando a maneira como a educação é concebida e implementada.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALMIR SOUZA E SILVA NETO - IFMA
Presidente(a) - 6922 - ANTONIO ROBERTO COELHO SERRA
Interno - 7413 - WELBERTH SANTOS FERREIRA
Notícia cadastrada em: 07/02/2025 16:57
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2025 - UEMA - AppServer1.s1i1