LABORATORIO VIRTUAL PHET: UMA PROPOSTA INCLUSIVA NAS AULAS EXPERIMENTAIS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA ALUNOS COM TEA
Autismo. Tecnologias Assistivas. Ciências. PhET Simulations. Inclusão.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por desafios na comunicação, interação
social e comportamentos repetitivos. A inclusão desses alunos no ambiente educacional exige
abordagens pedagógicas diferenciadas e o uso de tecnologias assistivas para promover seu
desenvolvimento. Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar a eficácia da utilização do
laboratório virtual PhET Simulations no ensino de Ciências da Natureza para alunos com TEA,
compreendendo a acessibilidade, usabilidade, percepções dos professores e os efeitos na
participação e engajamento desses estudantes. A pesquisa adotará uma abordagem qualitativa,
envolvendo a elaboração de uma revisão sistemática de literatura sobre inclusão de alunos com
TEA no ensino de ciências, a análise do perfil dos participantes, a investigação das percepções dos professores sobre o uso do PhET Simulations e o reconhecimento dos efeitos da tecnologia na participação e engajamento dos alunos com TEA. Além disso, visa-se desenvolver um produto educacional, na forma de e-book informativo, destinado a professores interessados em utilizar o laboratório virtual PhET Simulations no ensino de Ciências da Natureza com o fito de responder à problemática da pesquisa: De que forma o Phet Simulations pode incluir alunos com TEA nas aulas de Ciências da Natureza? A relevância está na necessidade de promover a inclusão efetiva de tecnologias assistivas, como o PhET Simulations, no contexto do ensino, contribuindo para um ambiente educacional mais participativo, equitativo e inclusivo. Espera-se que os resultados obtidos possam fornecer subsídios para a formulação de políticas educacionais e estratégias de ensino que beneficiem tanto alunos com TEA quanto seus colegas, transformando a maneira como a educação é concebida e implementada.