PRÁTICA PEDAGÓGICA MEDIADA PELA PEDAGOGIA VISUAL: PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO EDUCACIONAL INCLUSIVO DO ESTUDANTE SURDO NO ENSINO REGULAR
Educação Inclusiva; Educação de Surdos; Práticas pedagógicas inclusivas.
A Educação Inclusiva se caracteriza como paradigma educacional que atende a todos em suas especificidades. Dessa forma, pensar a organização de proposta educacional inclusiva ao estudante surdo pressupõe reconhecimento e consideração à sua forma de compreender e interagir com o mundo, que se dá por meio de experiências visuais. Partindo desse entendimento, esta pesquisa tem como objetivo investigar estratégias de ensino baseadas na visualidade da surdez desenvolvidas pelos professores de Língua Portuguesa, com vistas à inclusão escolar do estudante surdo no ensino regular. Trata-se de estudo do tipo qualitativo, de abordagem descritiva-reflexiva. Por permitir maior desenvoltura do entrevistado, o instrumento adotado para a coleta de dados será a entrevista semi-estruturada, na perspectiva da narrativa. O estudo será desenvolvido em escolas públicas no município de Codó (MA), que tenham em seu corpo discente alunos Surdos. Nessas instituições serão identificados, por meio de critérios pré-estabelecidos os sujeitos participantes da pesquisa, docentes graduados em Língua Portuguesa. Este estudo apresenta base teórica fundamentadas em autores como Mantoan (2015; 2017; 2021); Campello (2007;2008;2018); Lebedeff (2017); Stumpf (2010); Strobel (2018); Buzar (2009); Gomes e Sousa (2020); Sá (2011); Glat (2018); Voltolini (2019); Rodrigues (2021).Espera-se com essa pesquisa proporcionar uma reflexão e análise acerca das estratégias de ensino pensadas para o estudante surdo e como estas auxiliam na apropriação dos conhecimentos sistematizados desses educandos, bem como à inclusão escolar desse sujeito na escola regular.