A LITERATURA NA ESCOLARIZAÇÃO DO ESTUDANTE SURDO, COM ÊNFASE NAS PRODUÇÕES LITERÁRIAS NACIONAIS E DOS ESTADOS DE TERESINA-PI E MARANHÃO-MA
Orientação didática. Prática Docente. Língua Brasileira de Sinais
Este estudo tem como objetivo analisar a prática docente dos professores no ensino da
literatura e suas contribuições para a formação de estudantes surdos. Durante o estudo, foi utilizada a
abordagem de pesquisa-ação, sem participação direta dos pesquisadores na execução. Trata-se de uma
investigação social baseada em dados concretos, que busca propor uma ação ou a resolução de um
problema concreto e coletivo. A proposta metodológica adotada tem abordagem qualitativa e caráter
descritivo. Para a coleta de dados, foram realizadas observações sistemáticas não participantes nas
escolas, entrevistas semiestruturadas com os professores e grupos focais com os discentes. A pesquisa
ocorreu em duas escolas de ensino médio, envolvendo dois professores de literatura que trabalham
com estudantes surdos e seis estudantes surdos. Para a análise dos dados, foi utilizada utilizou-se a
técnica de análise de conteúdo de Bardin (2016). O produto final foi o E-book com o título “Literatura
e Libras: Expressõa e Cultura”, foi elaborado com recursos imagéticos e acessibilidade em Língua
Brasileira de Sinais (Libras), relacionados ao ensino de Literatura para os estudantes surdos e das
obras literárias, e disponibilizados via QR Code. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento dos
estudantes surdos de forma equitativa e apoiar os professores de literatura, possibilitando o
desenvolvimento de competências ligadas à compreensão das obras literárias.