ELES E ELAS NO ESPAÇO ESCOLAR: OS DESAFIO DA INCLUSÃO ESCOLAR
DE ALUNOS/AS DO ESPECTRO AUTISTA, NO 1º ANO DO ENSINO
FUNDAMENTAL I NA ZONA URBANA (PICOS – PIAUÍ), E A ELABORAÇÃO DE UM GUIA DE AÇÕES PEDAGÓGICAS PARA DOCENTES.
Inclusão Escolar; Transtorno do Espectro Autista; Formação de Professores; Educação Inclusiva.
Esta dissertação de mestrado, de natureza qualitativa, investiga as dificuldades enfrentadas por professores do 1º ano do Ensino Fundamental I, na inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), em Picos - PI. Utilizando entrevistas narrativas, a pesquisa visa compreender as experiências desses docentes, abordando aspectos como formação, práticas pedagógicas e desafios específicos. O grupo focal desse estudo inclui professores do 1º ano, na zona urbana, com critérios de inclusão (professores lotados , no 1º ano do ensino fundamental I, professor AEE) e exclusão (professores afastados e professores temporários) bem definidos. A coleta de dados abrange revisão de periódicos, normativos e a aplicação da técnica de entrevista narrativa. A análise dos dados, realizada por meio de observações e entrevistas. O estudo busca contribuir para a formação continuada dos professores, destacando-se como uma oportunidade para compreender suas expectativas e necessidades. Além disso, visa influenciar políticas públicas, promovendo uma abordagem mais inclusiva na educação de crianças com TEA.