FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA CENTRALIDADE DO APOIO AO ENSINO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA
Educação Infantil. Educação Inclusiva. Formação Continuada. Práticas Pedagógicas.
Este estudo teve como objetivo analisar o percurso formativo da formação continuada dos professores da Escola Municipal de Educação Infantil de Picos-Piauí, no âmbito da Educação Inclusiva, como tendência dos trabalhos atuais. Esta pesquisa caracteriza-se por abordagem qualitativa do tipo exploratória e descritiva. A pesquisa foi desenvolvida de forma presencial, com a colaboração de seis professores da rede pública municipal de Picos- PI, que concordaram em participar da pesquisa. Os dados foram elaborados através de questionário e entrevistas com
perguntas objetivas e subjetivas, procurando conhecer a concepção sobre a formação continuadas de professores na perspectiva da Educação Inclusiva. Com base nas informações disponibilizadas e da investigação sobre formação continuada de professores como prática de inclusão, motivaram o planejamento de um produto desta pesquisa, afim de desenvolver recurso audiovisual nessa pesquisa, com base na oficina disponibilizada para os colaboradores, com o intuito de contribuir para a formação dos professores e tendo a concepção de que a formação continuada é um instrumento que ajuda no processo de inclusão.