FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Educação Infantil. Educação Inclusiva. Formação Continuada. Práticas Pedagógicas.
Este estudo teve como objetivo analisar o percurso formativo de formação continuada dos professores da Escola Municipal de Educação Infantil de Picos-Piauí, no âmbito da Educação Inclusiva. Esta pesquisa caracteriza-se por abordagem qualitativa do tipo exploratória e descritiva. O aporte teórico que foi utilizado como fundamentação para este trabalho partiu dos autores dos seguintes autores: Glat e Pletsch (2013), Mentges e Trois (2005), Barbosa (2006), Kramer (2006), Kuhlmann Jr. (2005), Oliveira (2011), Zotéa (2011), Fernandes (2013), Silva (2009), Zavareze (2009), Frias e Menezes (2009), Mantoan (2003), Pavezi e Mainardes (2018), Sampaio e Sampaio (2009), Sekkel, Zanelatto e Brandão (2010), Matos (2012), Imms e Granlund (2014), Pedrosa e Carvalho (2009), Rego (2000 e 2009), Carvalho, Pedrosa e Rossetti-Ferreira (2012), Rossetti-Ferreira, Amorim e Oliveira (2009), Souza (2006), Marin (1995), Candau (1996), Prada (1997), Formosinho (2009), Ibernón (2010), Nóvoa ( 2009, 2011), Rossi e Henger (2013). A pesquisa foi desenvolvida de forma presencial, com a colaboração de seis professores da rede pública municipal de Picos- PI, que concordaram em participar da pesquisa. Os dados foram elaborados através de questionário e entrevistas com perguntas objetivas e subjetivas, procurando conhecer a concepção sobre a formação continuadas de professores na perspectiva da Educação Inclusiva. Com base nas informações disponibilizadas e da investigação sobre formação continuada de professores como prática de inclusão, motivaram o planejamento de um produto desta pesquisa, afim de desenvolver recurso audiovisual nessa pesquisa, com base nas oficinas disponibilizadas para os colaboradores, com o intuito contribuir para a formação dos professores e tendo a concepção de que a formação continuada é um instrumento que ajuda no processo de inclusão.