TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO ENSINO DE MÚSICA COM VIOLÃO PARA EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Tecnologia Assistiva; Violão; Deficiência Visual; Educação Musical.
A presente dissertação tem como objetivo geral discutir sobre as demandas do uso das tecnologias assistivas no ensino de música com violão para educandos com deficiência visual. E como objetivos específicos: a) Definir Tecnologia Assistiva (TA); b) Identificar as tecnologias assistivas para as pessoas com deficiência visual; e c) Discriminar as tecnologias assistivas presentes no ensino de música com violão para educandos com deficiência visual. Sua questão problema responderá: Quais as demandas no ensino de música com violão para estudantes com deficiência visual quanto ao uso de tecnologia assistiva? Com relação a sua metodologia de pesquisa terá como abordagem a pesquisa qualitativa, quanto à sua natureza é aplicada, em relação ao objetivo ela é descritiva e quanto aos procedimentos será realizada uma pesquisa bibliográfica em consonância com o método de Revisão Sistemática de Literatura. Ao final, além da entrega da dissertação, pretende-se construir como produto educacional um guia instrucional sobre as tecnologias assistivas no ensino de música com violão para educandos com deficiência visual.