Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: IARA RODRIGUES DOS SANTOS COELHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IARA RODRIGUES DOS SANTOS COELHO
DATA: 07/05/2024
HORA: 19:00
LOCAL: google meet
TÍTULO:

ELES E ELAS NO ESPAÇO ESCOLAR: OS DESAFIO DA INCLUSÃO ESCOLAR
DE ALUNOS/AS DO ESPECTRO AUTISTA, NO 1º ANO DO ENSINO
FUNDAMENTAL I NA ZONA URBANA (PICOS – PIAUÍ), E A ELABORAÇÃO DE UM GUIA DE AÇÕES PEDAGÓGICAS PARA DOCENTES.


PALAVRAS-CHAVES:

Inclusão Escolar; Transtorno do Espectro Autista; Formação de Professores; Educação Inclusiva.


PÁGINAS: 68
GRANDE ÁREA: Educação
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta dissertação de mestrado, de natureza qualitativa, investiga as dificuldades enfrentadas por professores do 1º ano do Ensino Fundamental I, na inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), em Picos - PI. Utilizando entrevistas narrativas, a pesquisa visa compreender as experiências desses docentes, abordando aspectos como formação, práticas pedagógicas e desafios específicos. O grupo focal desse estudo inclui professores do 1º ano, na zona  urbana, com critérios de inclusão (professores lotados , no 1º ano do ensino fundamental I, professor AEE) e exclusão (professores afastados e professores temporários)  bem definidos. A coleta de dados abrange revisão    de periódicos, normativos e a aplicação da técnica de entrevista narrativa. A análise dos dados, realizada por meio de observações e entrevistas. O estudo busca contribuir para a formação continuada dos professores, destacando-se como uma oportunidade para compreender suas       expectativas e necessidades. Além disso, visa influenciar políticas públicas, promovendo uma abordagem mais inclusiva na educação de crianças com TEA.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 6715 - ELIZETE SANTOS
Externo ao Programa - 7199 - FRANC LANE SOUSA CARVALHO DO NASCIMENTO
Presidente(a) - 844849 - JAKSON DOS SANTOS RIBEIRO
Notícia cadastrada em: 06/05/2024 15:36
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1