Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIANE RIBEIRO PINTO SILVA

DISCENTE: ELIANE RIBEIRO PINTO SILVA
DATA: 12/06/2024
LOCAL: A defesa será realizada de forma remota na Plataforma Google Meet

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DA ROTINA ESCOLAR ATÉ A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ESTÁGIO NA ESCOLA PÚBLICA

Estágio Supervisionado. Formação. Teoria-prática. Prática Pedagógica. Escola Pública.

ÁREA: Educação

O estágio supervisionado é fundamental no processo de formação de todos os profissionais, principalmente no campo da docência. A questão norteadora desta pesquisa é investigar quais as principais dificuldades enfrentadas pelo estagiário em história no campo educacional diante a unidade da teoria-prática no exercício docente em escolas públicas? Tem como objetivo geral, analisar as dificuldades do estagiário em história diante os desafios da unidade teoria e prática no exercício docente em escolas públicas. E como objetivos específicos: entender os aspectos históricos e legais do Estágio Supervisionado em História para a formação docente; compreender a dinâmica do estágio supervisionado no curso de História por meio da observação detalhada de suas diversas fases; analisar os principais dificuldades encontradas pelos estagiários de História nas escolas públicas durante a prática do estágio supervisionado por meio da análise das rodas de conversa e das entrevistas realizadas; e, elaborar um Caderno de Orientações sobre o Estágio Supervisionado no curso de História, que auxilie o estagiário a compreender melhor o seu papel no ambiente escolar. A pesquisa configura-se como pesquisa narrativa, será realizada na Universidade Estadual do Maranhão com os estagiários e professores de Estágio Supervisionado, do curso de História do campus São Luís e os professores formadores da escola campo de estágio. Os dispositivos metodológicos utilizados foram rodas de conversa e entrevista semi estruturada. O aporte teórico foi construído com base em autores como Bardin (2002), Clapier-Valladon,  Poirier e Raybaut (1999), Soares (2024); Libâneo (2010), Miranda (2018), Pimenta e Lima (2012/2022), Rangel (2008), Santos (2012), e Saviane (2009), Sousa (2016), dentre outros que nos auxiliaram com suas contribuições fundamentando a temática que estamos  pesquisando. Desse modo compreendemos que O estágio supervisionado deve subsidiar uma formação que permita ao discente um conhecimento de toda estrutura escolar desde o período de matrícula até a concretização do processo de ensino e aprendizagem em sala de aula.

Presidente(a) - 6428 - SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA MIRANDA
Interno - 867436 - SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES