MECANISMOS DE GESTÃO PARTICIPATIVA: repercussões na qualidade da educação em uma escola da rede pública municipal de São Luís/MA
democratização; gestão; participação; qualidade da educação.
A gestão escolar e o trabalho pedagógico estão intrinsecamente interligados dentro
do contexto educacional, em que ambos fazem parte de um todo social. Haja vista
que, essa nova compreensão e abordagem na administração escolar, que valoriza a
inclusão de todos os membros de sua comunidade e reconhece suas
particularidades e contribuições, tende a promover uma gestão mais participativa e
democrática na conjuntura escolar. Partindo desse entendimento, a pesquisa ora
desenvolvida tem por objetivo geral analisar como os mecanismos de participação
da comunidade escolar praticados nas escolas da rede municipal de São Luís, têm
contribuído para a efetivação da gestão democrática, identificando suas
repercussões na melhoria da qualidade da educação, tendo como referência à
Unidade de Educação Básica Olinda Desterro. Além de, trazer como objetivos
específicos: apresentar as concepções para além do conceito de gestão educacional
e escolar; identificar os mecanismos de participação da comunidade escolar nas
tomadas de decisão na escola; analisar a participação da comunidade na gestão de
uma escola pertencente à rede pública de ensino de São Luís, na contribuição para
a qualidade da educação e; construir um produto técnico-tecnológico que possa
subsidiar a comunidade escolar acerca dos mecanismos de gestão participativa e
suas repercussões frente a qualidade da educação. Para alcance dos objetivos
propostos tomou-se como principais referências os estudos de Sander (1995),
Dourado (2007), Fonseca (2006); Adrião e Camargo (2007); Luck (2009; 2013), Paro
(2005; 2007) e Oliveira (2015). A pesquisa foi pautada em uma abordagem
aplicacionista e exploratória, de natureza quali-quantitativa, utilizando observação e
um questionário aplicado via Google Forms para coletar dados de forma rápida e
organizada. Após a coleta, transcrição e análise dos dados, foi desenvolvido um
produto técnico-tecnológico chamado "Caderno de Orientações Pedagógicas".
Espera-se que essa pesquisa contribua para estudiosos e profissionais da área,
especialmente gestores e professores da rede pública de ensino de São Luís/MA,
permitindo-lhes colaborar com a comunidade escolar de maneira democrática e
efetiva, considerando os diferentes contextos sociais em que estão inseridos.