PROPOSIÇÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: uma perspectiva inovadora nas aulas de Matemática na educação básica
Formação de Professores; Ensino e Aprendizagem Matemática; Metodologias Ativas; Perspectiva Inovadora.
Nesta pesquisa, buscamos refletir junto aos docentes da educação básica sobre aulas de
Matemática que contribuam para a formação de estudantes participativos e autônomos,
capazes de diálogos, discussões e criticidade, através de metodologias de ensino e
aprendizagem, que atuam numa perspectiva inovadora. Nossa proposta parte da
formação continuada de professores e se apoia sobre a pergunta: Como a perspectiva
inovadora de ensino pode contribuir com a formação continuada de Professores de
Matemática na educação básica? Objetivamos analisar as concepções do que seja uma
perspectiva inovadora de ensino nas aulas de Matemática na educação básica;
identificar quais metodologias podem contribuir para uma perspectiva inovadora na
formação continuada de professores de Matemática na educação básica; e propor um
produto educacional a partir da perspectiva inovadora de ensino para a formação
continuada de professores de Matemática na educação básica. Este estudo abordará a
pesquisa qualitativa do tipo pesquisa de campo, por entender que este caminho
metodológico apresenta características importantes para a realização e aprofundamento
das análises das relações e dos significados estudados nesta proposta e por não mensurar
dados estatístico. No entanto, de maneira geral, se trata de uma pesquisa-intervenção
por trazer a proposição de contribuir por meio de “[…] investigações que envolvem o
planejamento e a implementação de interferências [...] destinadas a produzir avanços e
melhorias nos processos de aprendizagem dos sujeitos que dela participam” (Damiani,
et al., 2013, p.58). Neste trabalho não desejamos apresentar uma receita mágica de
soluções aos desafios da aprendizagem na disciplina Matemática na educação básica. A
nossa proposta enfatiza o uso das Metodologias Ativas como possibilidade para este
caminho de transformação do processo de ensino e aprendizagem da Matemática na
educação básica. Contudo, apresentamos alguns meios de pensar a disciplina como a
Educação Matemática Crítica, a Afetividade na aprendizagem matemática e o uso das
tecnologias a favor da aprendizagem matemática. propomos que a formação continuada
de professores seja o lugar onde essa transformação de mentalidade ocorra de maneira
alargada, por meio de uma imersão em uma nova forma de olhar, pensar e conceber a
disciplina Matemática. Para trilhar esse caminho ao longo da discussão dessa pesquisa
nos fundamentamos principalmente nas teorias defendidas por John Dewey e Paulo
Freire, além de também recorrermos a Libâneo, Moran, Ole Skovsmose, Diesel, Baldez
e Martins, dentre outros.