Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCIANE MARTINS COSTA

DISCENTE: MARCIANE MARTINS COSTA
DATA: 28/06/2024
LOCAL: A defesa será realizada de forma remota na Plataforma Google Meet

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE SÃO LUÍS: UMA ANÁLISE SOBRE O PROGRAMA EDUCAR PRA VALER.

Formação continuada de professores; Qualidade; Público e Privado; Educar pra Valer

ÁREA: Educação

É de conhecimento geral que a formação continuada de professores tem se tornado cada vez mais elemento transformador dentro da escola, daí a importância que a formação docente assume perante o processo de ensino e aprendizagem. No entanto, considerando a conjuntura atual devido aos desafios enfrentados por este profissional, o mesmo assume uma espécie de responsabilidade imposta pelos reformadores educacionais que enxergam na educação básica e pública uma estratégia mercadológica, tendo na qualidade, seu principal produto do catálogo. O discurso do setor empresarial para atuação na educação básica brasileira parte do pressuposto de que sozinha, o Estado não consegue alcançar os objetivos educacionais que foram propostos pelas organizações internacionais, como o Banco Mundial, elencados após a conferência de Jontiem na Tailândia na década de 1990. Após este marco, surge o movimento Todos pela Educação (TPE) que, no Brasil, vincula-se a grupos empresariais, representantes da sociedade civil, que sobre a égide de uma metáfora de igualdade e acesso universal à educação, atuam nas decisões das políticas públicas educacionais, exemplo disso, é a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBEN nº 9.394/96, a qual teve uma forte influência do setor empresarial, numa clara relação entre o público e o privado. Assim, estados e municípios acabam adotando formações continuadas para seus professores que são criadas, planejadas e implementadas por Organizações não Governamentais, onde muitas delas são ligadas a grupos empresariais, como a Fundação Lemann (FL), um dos membros do TPE no Brasil. Caso, da rede municipal de ensino de São Luís que implantou, através da Associação Bem Comum (ABC), vinculada ao grupo Lemann, um  dos programas de formação continuada desta, chamado Educar pra Valer (EpV). O EpV surge como uma proposta de formação continuada, cuja ideologia é forjada nos moldes neoliberais que foca, principalmente, nos resultados obtidos pelos alunos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Os professores passam a ser reprodutores dos conteúdos do programa, numa espécie de treinamento dos discentes, nas disciplinas de português e matemática, onde são apresentados a uma demanda exaustiva de tarefas, minuciosamente planejadas pelo EpV. Com isso, os professores acabam sendo expostos a todo tipo de situações como: falta de autonomia em sala de aula e nos planejamentos, observações rotineiras da sua prática pedagógica por parte de coordenadores, gestores e técnicos da secretaria de educação, bem como, os encontros presenciais que servem para que o docente aprenda o passo a passo a ser repassado aos alunos durante as aulas, que acontecem nos dias para planejamento escolar destes profissionais. Daí a precarização do trabalho docente surge como uma figura cada vez mais presente no dia a dia deste profissional, diante deste contexto, professores são submetidos aos ditames neoliberais com a premissa de que se o IDEB não tiver melhorado é por conta do trabalho mal feito do docente,ou seja, falta de eficiência e eficácia, numa evidente relação de empresa dentro da escola pública. Esta pesquisa pretende estudar as implicações do EpV na formação de professores da rede municipal de ensino de São Luís, com base na teoria da Pedagogia Histórico Crítica, a fim de compreender como se dá o trabalho docente nas escolas com maior e menor IDEB  considerando as avaliações e resultados obtidos no IDEBs de 2021 e 2023 destas instituições.

Presidente(a) - 902584 - ANA PAULA RIBEIRO DE SOUSA
Interno - 808.682.403-97 - LEONARDO JOSÉ PINHO COIMBRA - UFMA