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Banca de QUALIFICAÇÃO: CAROLINA AUGUSTA ALMEIDA LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAROLINA AUGUSTA ALMEIDA LIMA
DATA: 28/06/2024
HORA: 10:00
LOCAL: A defesa será realizada de forma remota na Plataforma Google Meet
TÍTULO:

(RE)SIGNIFICAÇÃO DO SABER E DO FAZER-SE PROFESSORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DA AUTOFORMAÇÃO DOCENTE


PALAVRAS-CHAVES:

autoformação docente; professoras da educação infantil; o saber e fazer pedagógico.


PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A dissertação de mestrado intitulada "(Re)significação do Saber e do Fazer-se
Professora na Educação Infantil a partir da Autoformação Docente" realizada no
âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Mestrado
Profissional em Educação, insere-se na linha de pesquisa Formação de professores
e práticas educativas. O objetivo principal é analisar a autoformação dos professores
a partir das dimensões educacional, social e cultural. A questão central da pesquisa
é: de que forma ocorre o processo de autoformação dos professores da Educação
Infantil na escola pública? Para atingir o objetivo proposto, a pesquisa adota uma
abordagem quali-qualitativa, conforme proposta por Minayo (2010). Os instrumentos
de coleta de dados incluem questionários e entrevistas semiestruturadas, seguindo a
compreensão metodológica de Triviños (2009) e Gil (2008). O estudo está sendo
conduzido em instituições de Educação Infantil da rede pública municipal de ensino
de São Luís, MA. Especificamente, a pesquisa envolve professores da UEB Cecília
Meireles, localizada no bairro da Cidade Olímpica, abrangendo turmas de Creche e
Infantil 1 e 2, totalizando nove docentes. A proposta inicial para um produto técnico-
tecnológico decorrente da pesquisa é a elaboração de um Guia de Estudos. Este
guia visa oferecer orientações e proposições de diversas estratégias formativas
baseadas em temas relacionados à Educação Infantil, apontados pelos próprios
professores durante a pesquisa. A fundamentação teórica da pesquisa é sustentada
por diversos autores renomados, incluindo Josso (2007), Loss e Caetano (2017),
Loss (2021), Demo (2002), Ferreira (2013), Novoa (1995), Pineau (1988) e Freire
(2019), entre outros, que abordam o tema da autoformação. Embora a pesquisa
ainda esteja em execução, espera-se que os resultados contribuam
significativamente para a compreensão e aprimoramento da autoformação docente
na Educação Infantil, fornecendo subsídios para práticas pedagógicas mais
reflexivas e eficazes.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 799117 - ANA PATRICIA SA MARTINS
Externo à Instituição - ANTONIA EDNA BRITO - UFPI
Presidente(a) - 879774 - REGINA CELIA VILANOVA CAMPELO
Notícia cadastrada em: 03/06/2024 09:21
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