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Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA LOIOLA DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANA LOIOLA DO NASCIMENTO
DATA: 14/06/2024
HORA: 15:00
LOCAL: A defesa será realizada de forma remota na Plataforma Google Meet
TÍTULO:

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS DOCENTES: desafios e possibilidades das turmas multisseriadas
em escolas municipais de São Luís-MA.


PALAVRAS-CHAVES:

turmas multisseriadas; prática docente; formação de professores.


PÁGINAS: 73
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Turmas multisseriadas ainda são realidade em muitas escolas brasileiras,
principalmente na região nordeste e nas zonas rurais. Caracterizadas pela
heterogeneidade, por alunos de séries e de idades diferentes, que dividem sala com
o mesmo professor, ainda se encontram distantes dos debates educacionais. Este
estudo traz uma realidade, das turmas multisséries, sob o olhar de seus/as
professores/as. Eis alguns questionamentos inerentes a este contexto: Como se
apresentam as práticas docentes multisséries? Como as formações inicial e
continuada auxiliam o trabalho docente multissérie? Quais fatores favorecem o
surgimento dessas turmas? Quais as dificuldades e as possibilidades encontradas no
contexto das classes multisséries? Visando responder estes questionamentos, o
trabalho traz como objetivo central analisar a prática docente nas turmas
multisseriadas das Unidades de Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de
São Luís, atualmente quatro escolas. Este trabalho de natureza qualitiativa e enfoque
exploratório, utiliza como intrumentos de coleta de dados a observação, a entrevista
semiestruturada e o questionário; alicerçando-se teoricamente em Arroyo (2010),
Corrêa (2008), Flick (2004), Melucci (2005), Richardson (2008), Silva (2019), dentre
outros. Com relação a alguns achados, percebemos o quão desafiador é a realidade
das turmas multisséries. Estes desafios vão desde a falta de estrutura escolar e
didática, permeando a ineficiente formação dos professores, até chegar à difícil tarefa
de lecionar para crianças de faixas etárias diversas, inclusas em diferentes turmas
conjugadas. Outro aspecto a ser considerado e pensado, é precarização do trabalho
docente em turmas multisséries, com contrato temporário de professores, desvio e até
mesmo acúmulo de funções. Referente a atuação docente, é perceptível que a
organização das turmas em multisséries dificulta o planejamento docente. Muitos
professores não sabem como agir em tais turmas ou organizar seu tempo didático. As
principais dúvidas surgem em relação à organização didática: seleção de conteúdos,
registro de cadernetas, acompanhamentos e avaliações. Às angústias vivenciadas por
professores e alunos em turmas multisseriadas são inúmeras, mas os professores,
cada vez mais criativos, criam mecanismos de superação dos limites de tais turmas.
Tais mecanismos se configuram em experimentação de metodologias diversas, aulas
dinâmicas e busca de materiais de apoio. Mesmo diante de inúmeros problemas,
professores multisséries, não desistem de suas responsabilidades.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 843.666.303-97 - ANA PAULA RIBEIRO DE SOUSA - UFMA
Presidente(a) - 808.682.403-97 - LEONARDO JOSÉ PINHO COIMBRA - UFMA
Externo à Instituição - MARIA DO SOCORRO LEAL LOPES - UFPI
Notícia cadastrada em: 21/05/2024 15:44
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