ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA:o potencial dos jogos e da gamificação na busca por novos horizontes educacionais
Ensino-aprendizagem de Geografia; Metodologias ativas; Aprendizagem
baseada em jogos e na Gamificação.
A presente Dissertação, vinculada ao Mestrado em Educação Profissional da Universidade
Estadual do Maranhão tem como objetivo geral analisar de que forma o uso de metodologias
ativas baseadas em jogos e na Gamificação pode contribuir com o processo de ensino-
aprendizagem na disciplina Geografia. Por se tratar de um Mestrado Profissional, apresenta
como produto técnico tecnológico o jogo de tabuleiro intitulado “Cidade em Jogo: Rolê em
Upaon-Açu”. A pesquisa está fundamentada no Método Histórico-dialético. O tipo de pesquisa
é Descritiva em relação ao objetivo proposto e de Levantamento quanto ao método de coleta de
dados. Parte de uma abordagem qualitativa quanto à relação pesquisador/participante. A
pesquisa foi desenvolvida com 26 estudantes do Ensino Médio e 1 (um) professor de Geografia
da rede pública estadual. Para as bases teóricas da Dissertação, consideramos estudos sobre o
ensino de Geografia presentes em Cavalcanti (2019), Castellar (2011), Callai (2011) e Kaercher
(2005), que proporcionam vasta contribuição para os caminhos metodológicos dessa disciplina
reforçando uma discussão teórica e epistemológica do saber geográfico. No sentido da
aprendizagem ativa para os estudantes, fundamenta-se em Dewey (1978) e Freire (2011).
Quando discutimos sobre a aprendizagem baseada em jogos e gamificação, alicerçamos as
bases teóricas e metodológicas em Diesel; Baldez e Martins (2017), Bacich e Moran (2018) e
Filatro e Cavalcanti (2023). Esses autores acreditam que a aprendizagem mais profunda parte
do princípio do aprender a fazer, juntamente com as oportunidades que são ofertadas. Os
resultados evidenciam que é necessário entender o ensino-aprendizagem de Geografia sob uma
perspectiva crítica e voltada para a realidade dos estudantes, pautada numa necessidade real de
implementação de novas metodologias de ensino. Concluímos que a utilização de metodologia
ativa baseada em jogos e na gamificação oferece um caminho possível para oportunizar novas
metodologias de ensino em âmbito educacional, proporcionando uma abordagem inovadora
que estimula o engajamento dos estudantes, desenvolvendo habilidades cognitivas que
promovem uma compreensão mais profunda do raciocínio geográfico.