PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE A INTERFACE DA SAÚDE MENTAL E A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES NO IEMA - SÃO LUÍS/ RIO ANIL
formação continuada de professores; saúde mental; aprendizagem; Ensino Médio.
A presente pesquisa aborda a percepção dos professores sobre a interface da saúde
mental e a aprendizagem dos estudantes no Iema-São Luís/Rio Anil. O trabalho tem
por objetivo geral analisar a percepção dos professores sobre a interface da saúde
mental e a aprendizagem dos estudantes no Iema-São Luís/Rio Anil. Trata-se de
uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa em que os métodos empíricos foram
obtidos por meio da observação, entrevista semiestruturada e curso de formação
com os professores que atuam no Instituto de Educação, ciência e tecnologia do
Maranhão (IEMA) intitulado A interface entre saúde mental e aprendizagem do
estudante, tendo em vista as necessidades levantadas com os professores para
realização do curso de formação. A partir das entrevistas verificou-se que a
percepção dos professores sobre saúde mental ainda é incipiente e que tem como
desafio estreitar a aproximação do Setor Psicossocial com os professores e
estudantes para realização de ações de promoção da saúde mental. O produto
educacional é um Caderno de Orientações: Saúde mental e a interface com a
aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio, de modo a contribuir para a
melhoria do processo de aprendizagem.