FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NA REDE
PÚBLICA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS-MA: PRÁXIS E DESAFIOS
Alfabetização; Formação Continuada; Práxis; Desafios; Anos Iniciais
A presente dissertação, vinculada ao Mestrado Profissional em Educação da Universidade
Estadual do Maranhão, trata sobre a formação continuada de professores alfabetizadores na
rede pública municipal de São Luís-MA. Este trabalho busca responder a seguinte questão
norteadora: como a formação continuada da rede pública municipal de São Luís-Maranhão
contribui com a práxis do professor alfabetizador e quais desafios ocorrem no contexto da
alfabetização. A investigação tem por objetivo analisar a formação continuada de professores
alfabetizadores em uma escola de São Luís-MA, destacando as práxis e os desafios encontrados
nesse contexto. A condução da pesquisa se baseia em uma abordagem qualitativa desenvolvida
a partir da pesquisa ação. O método se baseia na perspectiva crítica e dialética, tendo como
instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada e a observação. Os participantes
da pesquisa são professoras do 1o e 2o ano da escola pesquisada, a formadora do programa EPV
(Educação Pra Valer), a coordenadora da Formação de Professores do Programa Educar Pra
Valer e a coordenadora da política de formação continuada da SEMED. Este estudo apresenta
como produto educacional a construção colaborativa de um “Caderno com Orientações
didático-pedagógicas para alfabetização de crianças de 1o e 2o ano do ensino fundamental”.
Como aporte teórico nos amparamos nos trabalhos de Freire (1987, 1997, 1998, 2002), Soares
(2003, 2004, 2012, 2020); Ferreira (1999); Teberosky (2011); Imbernón (2010); Brasil (2012,
2018); Mortatti (2019), entre outros. A partir dos achados compreendemos que a alfabetização
de estudantes na idade certa ainda se constitui como um desafio a ser superado no Brasil.
Consideramos que a práxis do professor alfabetizador e os desafios que ocorrem na
alfabetização, sinalizam para a necessidade de politicas educacionais que contribuam de forma
efetiva com o processo de alfabetização e de formação continuada do professor alfabetizador.