O GESTOR ESCOLAR E O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (SAEB): UMA ANÁLISE DE DUAS ESCOLAS DA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS - MA
Gestor escolar; Avaliação externa; Saeb; Qualidade da educação; Avaliação institucional
O presente estudo é vinculado à linha de pesquisa Gestão Educacional e Escolar, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), modalidade Mestrado Profissional, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). O objetivo central é compreender os impactos do Sistema Avaliação da Educação Básica (SAEB) nas ações da gestão escolar em duas escolas da zona rural do município de São Luís - MA. Os objetivos específicos definidos são: identificar as práticas e concepções de gestão escolar presentes em duas escolas da zona rural da rede pública municipal de ensino de São Luís - MA; analisar as influências do Ideb na formação e experiência dos gestores escolares e coordenadores pedagógicos influenciam no indicador de qualidade da educação alcançado pelas escolas; analisar os indicadores de qualidade alcançados pelas escolas da zona rural da rede pública municipal de São Luís, nos resultados do IDEB de 2015 a 2019 e elaborar a avaliação institucional das escolas do estudo, a partir de uma formação continuada que abordará as temáticas de gestão escolar, avaliações externas e qualidade do ensino. A investigação parte de uma abordagem qualitativa, com adoção do materialismo histórico dialético e tem como técnicas de coleta de dados a entrevista semiestruturada e o roteiro de observação. Como aporte teórico têm fundamento nos estudos de Afonso (2012), Paro (2016), Sander (2007), Hora (2012), Oliveira (2015), Fonseca (2015), Freitas (2014, 2018), Rosar (2015) e outros.