O GESTOR ESCOLAR E O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (SAEB): UMA ANÁLISE DE DUAS ESCOLAS DA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS - MA
.....
INTRODUÇÃO
Este estudo é desenvolvido na linha de pesquisa “Gestão Educacional e Escolar”, do
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), no Curso de Mestrado Profissional em
Educação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e tem como foco analisar os
impactos do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) nas ações da gestão escolar. A
partir do indicador de qualidade Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), em
duas escolas da zona rural da rede pública municipal de São Luís do Maranhão, considerando
o recorte histórico da Prova Brasil, hoje conhecida apenas por Saeb, de 2015 a 2019.
A Prova Brasil era conhecida como a avaliação aplicada ao final dos ciclos do ensino
fundamental, anos iniciais, 5o ano e 9o ano e sua nomenclatura vigorou até 2018, quando após
esse período ficou apenas como novo Saeb. Esta avaliação tem o objetivo de aferir a partir das
análises das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática o conhecimento dos estudantes e
principalmente, compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Quando assumimos que a escola é um elemento central na construção da cidadania —
uma vez que ela tem uma clara função social e que também desempenha o papel de uma
instituição do Estado, pois prevê normas, regras e legislação definidas — entendemos que
uma boa gestão ou uma gestão incipiente pode gerar consequências. Logo, a escolha deste
tema parte da minha própria observação e vivência no ambiente escolar como profissional da
educação e do meu interesse em ampliar os conhecimentos sobre o papel do gestor escolar na
oferta de uma educação de qualidade.