PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO HUMANA DA PESSOA COM SURDEZ: Uma análise à luz da pedagogia histórico-crítica
Prática Pedagógica; Formação Humana; Alunos com surdez; Pedagogia
Histórico-Crítica; Psicologia Histórico-Cultural.
O presente estudo está vinculado à linha de pesquisa Gestão Educacional e Escolar, do
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), Mestrado Profissional em Educação da
Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Tem como problema de pesquisa: quais
práticas pedagógicas são desenvolvidas pelos professores de AEE para pessoas surdas, no
âmbito do contexto escolar? O objetivo geral consiste em analisar as práticas pedagógicas
desenvolvidas pelos professores de AEE para pessoas surdas no contexto escolar. Como
objetivos específicos: identificar a compreensão de educação inclusiva dos professores de
AEE; caracterizar as práticas pedagógicas dos professores de AEE no âmbito da educação
escolar da pessoa com surdez; analisar se as práticas pedagógicas dos professores de AEE
contribuem para a formação humana da pessoa surda; e elaborar um plano de ação formativa
para os professores do AEE de pessoas com surdez, na perspectiva histórico-crítica, tendo a
formação humana como princípio educativo. Para tal propósito, a investigação têm como
método o materialismo histórico dialético, utilizando como técnica de coleta de dados a
entrevista semiestruturada com os professores que atuam em salas de atendimento
educacional especializado com alunos surdos. O estudo tem como aporte teórico a pedagogia
histórico-crítica e a psicologia histórico-cultural, fundamentados em Saviani (2013, 2021),
Duarte (2021), Martins (2013), Borges (2010), Matos (2022), Silva (2014), Jannuzzi (2012),
Piccollo (2022); Padilha e Silva (2020), Vigotsky (2022), Vázquez (2011), dentre outros.