ESTÁGIO SUPERVISIONADO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: um estudo com professores/as em formação do curso de Pedagogia do Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF)
formação de professores; estágio supervisionado; Pedagogia; IESF.
O presente estudo versa sobre o estágio supervisionado como componente curricular essencial à
formação do licenciado em Pedagogia, objetiva investigar de que maneira a prática do estágio
supervisionado permite desenvolver relações com as teorias aprendidas ao longo do curso. A
proposta defendida aqui é o estágio supervisionado como campo de pesquisa, partindo da
existência de uma relação indissociável da teoria com a prática. Faz-se uma contextualização
do estágio e sua relação com a formação de professores, partindo da análise das falas narrativas
dos(as) colaboradores(as) desta pesquisa, discentes do curso de Pedagogia do Instituto de
Ensino Superior Franciscano (IESF). O problema de estudo é: Os professores(as) em formação
do curso de Pedagogia do Instituto de Ensino Superior Franciscano concebem o estágio
supervisionado como um componente curricular que permite a análise, o conhecimento e a
reflexão do trabalho docente? A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica com intuito de
embasar teoricamente o estudo, seguido da pesquisa narrativa, com abordagem qualitativa,
tendo como corpus as narrativas dos(as) colaboradores (as) da pesquisa, analisadas de ardo com
a abordagem de Bardin (2011). Para a produção dos dados foram utilizadas as seguintes
técnicas de pesquisa: roda de conversa e o questionário. Os autores que dialogaram com o
estudo foram: Pimenta (2012), Pimenta e Lima (2004), Buriolla (2011), Campos (2007),
Ghedin, Oliveira e Almeida (2015), Demo (2012), Tanuri et al. (2011), Imbernón (2014),
Tardif (2005), Miranda (2018) e Minayo (2007) dentre outros. Foram investigadas as
expectativas em relação ao início do estágio supervisionado e o acompanhamento após a
conclusão de cada etapa. As narrativas analisadas, dão como resultados preliminares a
necessidade de um diálogo pleno entre as disciplinas e o estágio, bem como, a interação com o
projeto político pedagógico do curso e maior apropriação teórica por parte dos discentes para
uma melhor compreensão do fazer pedagógico, expõem a necessidade de aproximação
institucional com os campos de estágio e redistribuição da carga horária com as atividades do
estágio.