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Banca de DEFESA: LEA CRISTINA DUTRA PAIXÃO DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEA CRISTINA DUTRA PAIXÃO DE SOUZA
DATA: 29/05/2024
HORA: 10:00
LOCAL: A defesa será realizada de forma remota na Plataforma Google Meet
TÍTULO:

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO IEMA/AXIXÁ-MA: conhecimentos e saberes em discussão


PALAVRAS-CHAVES:

Formação Continuada de professores; ensino médio profissional; Formação
humana crítica e emancipatória; Conhecimentos e Saberes docentes.

 


PÁGINAS: 184
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Este estudo se vincula à Linha de Pesquisa “Formação de Professores e Práticas Educativas”
do PPGE-UEMA e parte da seguinte questão norteadora: Como se dá a formação dos
professores que atuam no IEMA/Axixá-MA e quais conhecimentos e saberes são construídos?
O objetivo é analisar a formação continuada dos professores do IEMA/Axixá-MA, para
sugerir uma proposta de Plano de Formação de professores na perspectiva da formação
humana crítica e emancipatória. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com
levantamento bibliográfico, análise documental e legal. Para coleta e geração dos dados foram
utilizados os seguintes instrumentos: entrevista semiestruturada, questionários, diários de
campo, observação participante e análise de documentos oficiais. Para a organização e análise
dos dados coletados utilizamos o método “análise de conteúdo”, baseado em Bardin (2011). O
marco conceitual apoia-se nos estudos e pesquisas de Antônio Sampaio Nóvoa (1999), Paulo
Freire (2001), Edgar Morin (2000), Duarte (2017 e 1981), Francisco Imbernón (2010), dentre
outros autores. O locus da pesquisa foi o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do
Maranhão - IEMA PLENO Axixá-MA, tendo como participantes 08 professores(as) e 01
gestor pedagógico. Os aspectos éticos se fundamentam no parecer 6.547.080 CEP. Os
resultados demonstram que o IEMA realiza a formação continuada de professores voltada
mais para atender aos pressupostos e interesses econômicos, do que a perspectiva crítica e
transformadora. Consideramos que o IEMA tem como desafio o debate ampliado com seus
professores para a implantação de uma política de formação continuada de professores que
provoque a reflexão crítica da práxis, na perspectiva da formação humana e emancipatória dos
estudantes, compreendendo que a educação é uma forma de intervenção no mundo, que
solicita sujeito(s) aprendente(s) no contexto político, econômico, sócio-histórico e cultural.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 7199 - FRANC LANE SOUSA CARVALHO DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - LÉLIA CRISTINA SILVEIRA DE MORAES - UFMA
Presidente(a) - 866138 - NADJA FONSECA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 08/05/2024 11:21
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