POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO SUPERVISOR ESCOLAR PARA O USO DE TECNOLOGIAS NO CENÁRIO PÓS-MARÇO DE 2020
Formação docente; Pós-março; Supervisor escolar; Tecnologias digitais; Website.
Esta dissertação é resultado de uma pesquisa no Mestrado em Educação do
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do
Maranhão (UEMA), intitulada “Possibilidades na Formação Continuada do Supervisor
Escolar para o Uso de Tecnologias no Cenário Pós-Março de 2020”. Buscou analisar
como o profissional especialista da supervisão atua para garantir a sua própria
formação e a formação continuada docente para trabalharem com as tecnologias
digitais. A pesquisa teve como lócus o Centro de Ensino Monsenhor Luís Alves
Madureira, escola de Ensino Médio da rede estadual, localizada no município de
Bacabeira – MA. Sua abordagem é qualitativa, firmada no método científico
Materialismo Histórico-dialético, sendo ainda, de natureza aplicada e de objetivo
exploratório e descritivo com enfoque no procedimento de pesquisa bibliográfica.
Fundamentou-se em autores como: Castells (1999, 2003), Libâneo (2004, 2008),
Moran (2015), Nóvoa (1992, 2009), Paulo Freire (1967, 1980, 1996), Rangel (2001,
2005), dentre outros. Trata-se ainda de uma pesquisa implicada, que parte dos
problemas práticos do contexto de atuação da pesquisadora, que se encontrou
engajada no contexto em que a pesquisa aconteceu. Sobre o procedimento de
recolha de dados, aplicamos entrevistas semiestruturadas, utilizando-se a análise de
conteúdo de Bardin para inferência das percepções dos participantes. Os resultados
da investigação compuseram um diagnóstico das atribuições do supervisor, tendo em
vista sua historicidade e legislação, especialmente quanto à formação continuada e
fomento ao uso das tecnologias digitais, além de dialogar com teóricos da
contemporaneidade, que ajudaram a compreender as tensões da realidade complexa
vivenciadas na escola a partir das mudanças decorrentes do novo cenário
apresentado com a Covid-19. Como produto técnico tecnológico da pesquisa, criou-
se um Site, sustentado numa perspectiva colaborativa, intitulado: “Supervisão em
Sinergia: Seu espaço de colaboração e troca de experiências!” O propósito ao pensar
neste produto, foi contribuir com o trabalho do supervisor, reverberando nos docentes
boas práticas pedagógicas e aprendizagens significativas nos estudantes.
Esta dissertação é resultado de uma pesquisa no Mestrado em Educação do
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do
Maranhão (UEMA), intitulada “Possibilidades na Formação Continuada do Supervisor
Escolar para o Uso de Tecnologias no Cenário Pós-Março de 2020”. Buscou analisar
como o profissional especialista da supervisão atua para garantir a sua própria
formação e a formação continuada docente para trabalharem com as tecnologias
digitais. A pesquisa teve como lócus o Centro de Ensino Monsenhor Luís Alves
Madureira, escola de Ensino Médio da rede estadual, localizada no município de
Bacabeira – MA. Sua abordagem é qualitativa, firmada no método científico
Materialismo Histórico-dialético, sendo ainda, de natureza aplicada e de objetivo
exploratório e descritivo com enfoque no procedimento de pesquisa bibliográfica.
Fundamentou-se em autores como: Castells (1999, 2003), Libâneo (2004, 2008),
Moran (2015), Nóvoa (1992, 2009), Paulo Freire (1967, 1980, 1996), Rangel (2001,
2005), dentre outros. Trata-se ainda de uma pesquisa implicada, que parte dos
problemas práticos do contexto de atuação da pesquisadora, que se encontrou
engajada no contexto em que a pesquisa aconteceu. Sobre o procedimento de
recolha de dados, aplicamos entrevistas semiestruturadas, utilizando-se a análise de
conteúdo de Bardin para inferência das percepções dos participantes. Os resultados
da investigação compuseram um diagnóstico das atribuições do supervisor, tendo em
vista sua historicidade e legislação, especialmente quanto à formação continuada e
fomento ao uso das tecnologias digitais, além de dialogar com teóricos da
contemporaneidade, que ajudaram a compreender as tensões da realidade complexa
vivenciadas na escola a partir das mudanças decorrentes do novo cenário
apresentado com a Covid-19. Como produto técnico tecnológico da pesquisa, criou-
se um Site, sustentado numa perspectiva colaborativa, intitulado: “Supervisão em
Sinergia: Seu espaço de colaboração e troca de experiências!” O propósito ao pensar
neste produto, foi contribuir com o trabalho do supervisor, reverberando nos docentes
boas práticas pedagógicas e aprendizagens significativas nos estudantes.