O USO DA METODOLOGIA DESIGN THINKING NA ORIENTAÇÃO DO TCC NO IEMA: Contribuições para a formação do professor
Formação do professor; IEMA; Metodologia Design Thinking; Objetivo de Desenvolvimento Sustentável; Trabalho de Conclusão de Curso.
A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar a metodologia Design Thinking e a
formação de professores para orientação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Instituto
Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). A motivação nasceu do
contexto profissional de atuação do autor. O IEMA exige que o TCC envolva o
empreendedorismo, a inovação, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o Design
Thinking. Para tanto, o IEMA promoveu um curso de formação sobre a referida metodologia e
uma mentoria para os professores. Para alcançar os objetivos da pesquisa, optou-se pela
pesquisa-ação com abordagem qualitativa. Na coleta de dados foram utilizadas entrevistas
individuais com os participantes, e o questionário por meio do Google Forms. Para a análise
dos resultados foi utilizada a Análise de Conteúdo, que originou três categorias: 1)
Compreensão sobre a formação de professores e a metodologia Design Thinking; 2) Percepção
dos professores do IEMA sobre a metodologia Design Thinking; 3) Contribuição da
metodologia Design Thinking para o processo de formação do professor na orientação do TCC.
A compreensão destas categorias foram sustentadas teoricamente com os seguintes autores:
Adorno e Horkheimer (1985), Bacich e Moran (2018), Barbieri (2020), Brown (2020), Candau
(2014a, 2014b), Charlot (2013), Ciavatta e Ramos (2011), Cunha (2000), Demo (2014), Garrido
e Pimenta (2005), Gatti (2018), Ghedin (2006), Godotti (2009), Kronemberger (2019),
Manacorda (2013), Manfredi (2000), Mizukami et al. (2002), Paulo Freire e Faundez (1985),
Pischetola e Miranda (2021), Rocha (2018), Saviani (2007), Thadei (2018) e Zeichner (2010).
Os resultados revelaram que a formação em Design Thinking (curso e mentoria) precisa ser
ampliada, e não restrito ao domínio técnico da metodologia em questão. Outro aspecto é que a
instituição possui um quadro de professores que na maioria são bolsistas, o que impacta no
processo de formação a médio e longo prazo, uma vez que o professor não possui vínculo
efetivo. Foi possível perceber que o processo de construção do TCC (cursos e mentoria)
contribuiu para a formação continuada dos professores, quando estes indicam um redesenho em
suas práticas em sala de aula. Mediante tal resultado, elaborou-se o Produto Educacional
intitulado Caderno de Orientações para o uso da Metodologia Design Thinking na Elaboração
do TCC no IEMA, com objetivo contribuir à formação dos professores no processo de
orientação dos TCCs dos estudantes do IEMA.