FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: implicações nas práticas pedagógicas na Unidade Integrada Augusto Cury de Alto Alegre – Maranhão
Formação Continuada. Matemática. Ensino fundamental. Anos iniciais.
A presente pesquisa busca analisar como a formação continuada de professores dos anos
iniciais do Ensino Fundamental em Matemática tem contribuído para a melhoria da qualidade
do processo de ensino-aprendizagem nessa área. Para isso tomaremos a Unidade Integrada
Augusto Cury, no município de Alto Alegre do Maranhão, como campo empírico para nossas
análises. Analisaremos as formações continuadas para o ensino de matemática nos anos
iniciais do ensino fundamental, tomando como parâmetro para análise do objeto, as
concepções de formações continuadas, as políticas oficiais de formação continuada para
Educação Matemática e os pressupostos teórico-metodológicos e epistemológicos que
orientam a práxis pedagógica dos professores da escola campo. Iniciamos nosso estudo
abordando a formação humana de forma geral e como ela foi se configurando ao longo dos
anos, trazendo para o centro da discussão o modelo de produção capitalista, a sociedade
neoliberal e suas implicações sobre essa formação. Após essa primeira discussão
direcionamos a escrita para o campo educacional, abordando a formação do pedagogo e todo
processo histórico que marca a pedagogia como um curso universitário. Trazemos ainda as
discussões sobre as reformas empresariais da educação que acabam por resultar nas atuais
políticas educacionais que atribuem um caráter cada vez mais forte de mercadoria à educação.
A continuidade da escrita irá se direcionar as formações iniciais e continuadas para a
Educação Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Discutiremos ao longo do
texto a Educação Matemática como um campo do conhecimento essencial para a formação
social do ser humano, justificando dessa forma a necessidade de se conhecer os processos
formativos que envolvem a prática docente para o ensino de Matemática. A pesquisa terá base
no Materialismo Histórico, com abordagem qualitativa e natureza aplicada. Como proposta de
Produto técnico – tecnológico, construiremos uma plataforma digital da escola, onde serão
disponibilizadas formações continuadas que possam complementar o trabalho do professor
com o ensino de Matemática nas turmas de 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental.