A PEDAGOGIA DO GRAFFITI E OS DISCURSOS ACERCA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS PARA CONSTRUÇÃO DECOLONIAL DE REEXISTÊNCIA
Decolonialidade. Professores/as de Arte. Letramentos de reexistência. Graffiti. Formação docente.
A presente pesquisa enseja uma discussão com os entrelaçamentos científicos entre
reexistência, decolonialidade e graffiti. Nesse sentido, visa, como objetivo geral: analisar se e
quais práticas pedagógicas no ensino de Arte têm oportunizado letramentos de reexistência
no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). Como
objetivos específicos, intencionamos: a) identificar se e como são envolvidas práticas
didáticas no ensino de Arte da educação das relações étnico-raciais; b) investigar, a partir dos
discursos prescritos nos documentos para o ensino do IEMA e dos enunciados dos docentes
da Disciplina de Arte, possibilidades de utilização do graffiti como instrumento pedagógico
para com os letramentos de reexistência; c) propor um produto técnico-tecnológico da
pedogagia do graffiti correspondente à educação das relações étnico-raciais como ponto de
envolvimento antirracista para compor uma proposta de construção socioeducacional em
decolonialidade e reexistência. Nossa investigação é sustentada pelo referencial teórico a
partir de Freire (1996), Silva (2016), Walsh (2009; 2013; 2017) e Souza (2011; 2022), além
dos estudos na perspectiva da análise dialógica discursiva bakhtiniana, com quais
discutiremos os enunciados do corpus da pesquisa. Sob a abordagem qualitativa, pretendemos
desenvolver uma pesquisa bibliográfica e documental, na qual investigaremos os enunciados
dos documentos que prescrevem as atividades curriculares do IEMA - Diretrizes
Operacionais 2023 e Plano Institucional de Desenvolvimento IEMA 2023-2027. Ademais,
aspiramos enviar um questionário aos professores/as da disciplina de Arte da instituição, a
fim de conhecer se, quais e como suas práticas docentes oportunizam engajamentos
antirracistas numa educação com as relações étnico-raciais. Considerando ainda a natureza
do mestrado profissional em educação, que norteia a pesquisa, apresentaremos nossa
proposição de produto técnico-tecnológico, o qual caracteriza-se como um site, no alboom,
que permitirá a hospedagem do que denominamos de Galeria Digital Aquarela Periférica:
uma coleção pública, com acervo formado por produções acadêmico-científicas, previamente
selecionadas, sobre a linguagem artística do graffiti, além de uma proposta formativa aos
professores de Arte, materializada através do curso “Pedagogia do Graffiti”, o qual também
estará disponível digitalmente, através de oficinas/aulas gravadas. Esperamos reverberar com
a pesquisa engajamentos de envolvimento antirracista para fomentar construções
socioeducacionais decoloniais/reexistenciais.