POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO SUPERVISOR ESCOLAR PARA O USO DE TECNOLOGIAS NO CENÁRIO PÓS-MARÇO DE 2020
Formação docente. Pós-março. Supervisor escolar. Tecnologias digitais. Website.
Esta dissertação em andamento, é fruto de uma pesquisa no Mestrado em Educação do
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Maranhão
(UEMA), intitulada “Possibilidades na Formação Continuada do Supervisor Escolar
para o Uso de Tecnologias no Cenário Pós-Março de 2020”. Busca analisar as
possibilidades de atuação do supervisor escolar, suas ações de formação continuada e
seus efeitos na qualificação do trabalho docente, de modo a proporcionar efeitos na
aprendizagem de estudantes, como também a importância do uso das tecnologias digitais
no período pós-março de 2020 no contexto do Centro de Ensino Monsenhor Luís Alves
Madureira, escola de Ensino Médio da rede estadual, localizada no município de Bacabeira
- MA, visando a elaboração de um Site com orientações e sugestões de uso dos diversos
recursos tecnológicos. Para elaboração desta pesquisa, optou-se pela abordagem
qualitativa, firmada no método científico Materialismo Histórico Dialético, sendo de natureza
aplicada e de objetivo exploratório, no sentido que houve enfoque no procedimento de
pesquisa bibliográfica alicerçada por consultas em livros, artigos, dissertações, teses e
materiais disponíveis na Internet, como na plataforma Capes e na legislação brasileira,
fundamentando-se em autores como: Alarcão (2001), Coutinho (2011), Paulo Freire (1996),
Pryjma (2014), Rangel (2001, 2005), Shulman (1987), Tanuri (2000), dentre outros. O
método de pesquisa escolhido foi a pesquisa-ação, usada por ser realizado em comunhão
com os pesquisadores e os participantes representativos do problema, de modo
cooperativo, aproximando pesquisadores e sujeitos. Quanto ao procedimento de recolha de
dados, serão aplicadas entrevistas semiestruturadas e para fazermos a inferência e a
interpretação das percepções dos sujeitos da pesquisa sobre os desafios e possibilidades
apresentadas neste contexto pandêmico vamos utilizar a análise de conteúdo de Bardin. Na
fase em que se encontra a pesquisa, foi discutida as atribuições do supervisor escolar tendo
em vista a legislação vigente, além de dialogar com teóricos e estudiosos da
contemporaneidade, que ajudaram a compreender as percepções, tensões, interpretações
da realidade complexa vivenciadas na escola a partir das mudanças decorrentes do novo
cenário apresentado com a Covid-19, infecção humana causada pelo Coronavírus (SARS-
CoV-2), que abalou todo o ambiente escolar e seus envolvidos no processo. Os resultados
da pesquisa buscam compor um diagnóstico da ação supervisora no que diz respeito à
formação continuada e fomento ao uso das tecnologias digitais, materializando-se na
elaboração do Site intitulado: “Contribuições para boas práticas educativas e para a
aprendizagem”, sustentada numa perspectiva colaborativa, como produto técnico
tecnológico da pesquisa. O propósito ao pensar neste produto, será contribuir com o
trabalho do supervisor, reverberando nos docentes, boas práticas pedagógicas, e a
aprendizagem dos estudantes com orientações e sugestões de uso dos diversos recursos
tecnológicos.