INDICADORES DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: caminhos para a avaliação participativa
Educação infantil. Qualidade. Avaliação participativa. Formação
profissional continuada.
O presente estudo faz parte do trabalho de dissertação em construção desenvolvido
no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual
do Maranhão (PPGE-UEMA), na linha de pesquisa da Gestão Educacional e Escolar.
O estudo tem como objetivo geral analisar o processo de implementação de avaliação
institucional participativa a partir dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil
(2009) em uma instituição pública maranhense. A investigação parte dos diversos
debates na área educacional sobre a implantação de avaliações institucionais em
creches e pré-escolas brasileiras, com vistas a oferta de qualidade, compreendendo
o processo de participação democrática como fator essencial para a garantia de
direitos das crianças matriculadas em instituições de educação infantil. Para tanto,
pretende-se compreender através desta investigação em que medida as avaliações
institucionais participativas podem fomentar ações e políticas sobre a qualidade
educacional ofertada. No percurso metodológico, a pesquisa caracteriza-se como de
abordagem qualitativa, do tipo exploratória, a partir da pesquisa participante. Para a
coleta de dados, além da observação participante no encontro de avaliação
institucional, serão realizadas análise documental e entrevistas semiestruturadas.
Como resultado das discussões e análises da investigação, será proposto a realização
de um curso de formação profissional continuada voltado aos profissionais da
educação infantil do município investigado, abordando discussões sobre qualidade
educacional e a implementação de práticas de avaliação institucional, levando em
consideração a promoção de reflexões no contexto da gestão educacional como
estímulo a efetivação de políticas que visem alcançar parâmetros de qualidade
voltados para a educação da primeira infância. Deste modo, a partir dos resultados da
investigação serão analisadas as possibilidades de participação e envolvimento dos
diversos sujeitos que compõem a gestão da educação infantil e o processo de
autoformação que se desenvolve a partir dos apontamentos desencadeados na
avaliação institucional.