PERCEPÇÕES SOBRE O CORPO FEMININO NEGRO NO ENSINO DE BIOLOGIA: INVESTIGANDO PROPOSIÇÕES DIDÁTICAS
Corpo feminino negro. Ensino de Biologia. Proposições didáticas.
Este trabalho se insere no campo das pesquisas educacionais que problematizam temas de
relevância social presentes no espaço pedagógico escolar, e busca compreendê-los a partir de
uma perspectiva contextual histórica e sociocultural, que trazem em si a vertente dos estudos
pós-críticos, os quais se propõem a discutir sobre práticas educacionais, currículos e demandas
da diferença inscritas em relações de poder, investiga questões de gênero, sexualidade, raça,
etnia, ente outras, questionando padronizações e universalização. Ao investigarmos o corpo
feminino negro no ensino de Biologia propomos perceber como as categorias corpo (Louro,
Goellner, Beauvoir), sexo/gênero/feminino (Scott, Beauvoir, Butler, Louro) e raça/cor (Hall,
Guimarães, Grosfoguel) estão imbricadas na construção da sua significação situadas em um
sócio-histórico e cultural brasileiro. Os Estudos Feministas Negro em que cabem autoras como
bell hooks, Sueli Carneiro, Lélia González, Angela Davis, nos permitem pensar a complexidade
de um corpo atingido pelo racismo e pelo sexismo simultaneamente. Este trabalho também se
aproxima dos Estudos Decoloniais e Culturais. Assim, esta pesquisa tem por objetivo analisar
como o desenvolvimento de proposições didáticas podem oportunizar ressignificações acerca
do corpo feminino negro no Ensino de Biologia a partir de uma perspectiva desconstrucionista,
histórico-cultural de caráter antirracista e antissexista em que desenvolvemos através dos
recursos tecnológicos digitais Padlet e Canva. Esta investigação, desse modo, se caracteriza
como uma pesquisa-ação desenvolvida em uma escola da rede estadual de ensino da cidade de
São Luís - MA, com turmas do 3o ano do EM. As ações teórico-metodológicas se dão a partir
de uma abordagem qualitativa com Análise Dialógica do Discurso (BRAIT, 2006;
VOLOCHINOV, 2017), intuindo responder a seguinte questão: Como proposições didáticas
intervencionistas sob a perspectiva sociocultural do corpo feminino negro podem oportunizar
(re)significações no ensino de Biologia? O corpus de análise reúne questionários
desenvolvidos, produções das/os colaboradoras/es e relatos do Blog diário de campo. Os
resultados de uma prática de pesquisa desenvolvida em aproximadamente um semestre letivo
demonstraram a percepção de temáticas socioculturais e, consequentemente, da abordagem do
corpo feminino negro distanciadas do ensino de Biologia por professoras/es e alunas/os, mas
ao longo das práticas percebemos desconstruções e ressignificações no entendimento da
temática, bem como, as práticas didático-pedagógicas desenvolvidas que revelam
possibilidades para isso, e tornam possível pensar formas outras de educação crítica e reflexiva
do contexto social. Como Produto Técnico Tecnológico temos uma proposta formativa para
professoras/es e alunas/os materializada em um Ebook interativo com proposições para o
desenvolvimento práticas didático-pedagógicas que possibilitem ressignificar o corpo feminino
negro no ensino de biologia a partir de uma perspectiva desconstrucionista, histórico-cultural
de caráter antirracista e antissexista.