Programa de Iniciação Científica no Ensino Médio: contribuições na inserção de egressos na educação superior
Ensino Superior. PIBIC-EM. Pesquisa.
O presente estudo apresentado ao Programa de Mestrado Profissional em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, vinculado à Linha de Pesquisa Gestão Educacional e Escolar tem como objetivo analisar como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM) influencia a inserção de egressos do Ensino Médio na Educação Superior. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso e utilizará abordagens quantitativas e qualitativas no que se trata da coleta de dados. O local escolhido para realização da pesquisa foi o Instituto Federal do Maranhão, localizado na cidade de Buriticupu. Para a construção do conhecimento, buscamos fundamentação em autores, como Nanni e Filho (2006), Cury (2007), Souza (2009), Oliveira (2010), Ferreira-Arantes (2015), Bauer e Sousa (2015), Massi e Queiroz (2015), Oliveira (2017), Sousa e Filipecky (2017), Araújo (2018) dentre outros, além de documentos e legislações que tratam da pesquisa, educação científica e tecnológica. De acordo com a pesquisa realizada até o momento podemos inferir que as políticas educacionais sobre pesquisa e educação científica vêm sendo marcadas por descontinuidades e redução de verbas destinadas às áreas, apesar de terem se mostrado importantes para o país e para a formação dos estudantes, especialmente quando iniciando no Ensino Médio.