FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E A METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: desafios e possibilidades e respectivo produto técnico tecnológico: A metodologia resolução de problemas na formação de professores de matemática: aprendizagens colaborativas.
Formação de Professores. Matemática. Metodologia Resolução de Problemas. Ensino Fundamental.
A presente dissertação discute a formação de professores de matemática e a metodologia
resolução de problemas no 5° ano do ensino fundamental, destacando os desafios e as
possibilidades no ensino aprendizagem de matemática. O estudo tem por objetivos analisar a
formação de professores/as de matemática e o uso da metodologia Resolução de Problemas,
no 5° ano do ensino fundamental, na escola Prof.a Silvana Cunha/Cururupu- MA; identificar
as perspectivas teórico-metodológica e epistemológicas que subsidiam a proposta pedagógica
da escola, o plano de formação e a prática pedagógica das/os professoras/es que ensinam
matemática no 5o ano do ensino fundamental; observar o desenvolvimento das práticas
pedagógicas das/os professoras/es em sala de aula virtual identificando os desafios e
possibilidades encontrados pelos professores e estudantes no ensino e aprendizagem de
matemática; compreender as concepções de formação de professoras/es e de metodologia
Resolução de Problemas com os/as professores/as que atuam no 5° ano do ensino
fundamental; propor, a partir das necessidades apontadas pelas/os professoras/es, a elaboração
colaborativa do e-book: A metodologia resolução de problemas na formação de professores
de Matemática: aprendizagens colaborativas. A metodologia da pesquisa se configura com
abordagem qualitativa, na perspectiva crítica reflexiva e emancipatória. Como processo
metodológico, foi desenvolvido a pesquisa de campo, de caráter descritivo e exploratório na
Unidade Escolar Prof.a. Silvana Cunha, localizada na cidade de Cururupu, com a participação
de 4 professores, 10 estudantes e 1 coordenadora pedagógica do 5° ano do ensino
fundamental. Para coleta de dados, realizamos os seguintes procedimentos: a) entrevista
semiestruturada online b) observação participante online c) coleta e registro dos dados por
meio de diário de campo d) análise e interpretação dos dados obtidos. Compreendo com os
resultados desta pesquisa que a partir da política de formação de professores na escola é
possível constituir espaço coletivo de reflexão crítica e dialética sobre a práxis pedagógica
para ensinar matemática no 5o ano do ensino fundamental, levando em consideração o uso da
metodologia Resolução de Problemas como possibilidade de contribuir para a construção dos
conhecimentos matemáticos voltados para a formação humana de sujeitos, na perspectiva
crítica e emancipatória.