O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE TRABALHO COLETIVO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS – MA
Projeto Político Pedagógico. Trabalho coletivo. Formação de professores.
A presente pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual
do Maranhão, (PPGE/UEMA) na linha de gestão educacional e escolar tem como objeto de estudo o
Projeto Político Pedagógico (PPP) como instrumento de trabalho coletivo para formação de professores
em uma escola pública estadual do município de São Luís – MA. A partir da seguinte problemática: em
que medida os processos do PPP contribuem para a formação de professores em uma escola pública
estadual? O objetivo geral é analisar a relação do PPP com a formação de professores, a partir da
construção, utilização e avaliação de um repositório de orientações, que consistirá como produto da
pesquisa. Desse modo, o estudo possibilitará reflexões sobre os debates que permeiam o PPP e sobre o
seu alcance na formação de professores. Utiliza a abordagem qualitativa de pesquisa, configurando-a
por meio de uma pesquisa-ação. Já o eixo teórico-metodológico de análise está fundamentado em uma
aproximação do materialismo histórico-dialético com inspiração na teoria. Desse modo, serão
desenvolvidas cinco etapas que pretendem atender aos objetivos da pesquisa com a ação direta de
representantes da comunidade da escola pública estadual, que se organizam em: visita técnica com
observações; aplicação de questionários on-line; análise de conteúdo; construção do repositório de
orientações; por fim, utilização e avalição do repositório. Para subsidiar as discussões numa perspectiva
crítica da educação tomamos como autores basilares: Veiga (2013); Padilha (2017); Vasconcellos
(2019); Medel (2012). As concepções de gestão democrática foram norteadas pela leitura de autores
como Libâneo (2004, 2002, 2006, 2018); Luck (2013, 2011, 2000); Paro (2011). Acredita-se que este
estudo contribua para análise sobre a existência da relação entre PPP e formação de professores à luz da
legislação vigente na gestão educacional e escolar, tendo em vista a escola pública como espaço de
construção possível do PPP, de modo que os envolvidos aprofundem a compreensão das ainda
complexas imbricações sobre o projeto, a partir das práticas realizadas diariamente, como a organização
do trabalho coletivo.