OLHAR PARA A ECONOMIA: um modelo prático de ensinar a Matemática Comercial e Financeira no Ensino Básico.
Matemática Financeira. Ensino Básico. Aplicações.
Este trabalho se constitui como projeto de aulas teóricas e práticas de Matemática Comercial
e Financeira no Ensino Básico, desenvolvido no Centro de Ensino Maria José Dias Trovão,
na Cidade de Coroatá, Estado do Maranhão. A primeira parte do desenvolvimento do projeto,
acorreu com a explanação teórica dos temas abordados, a fim de despertar a curiosidade e
interesse dos alunos pela Educação Financeira. Em seguida, foram feitas pesquisas mensais
de preços em supermercados, lojas de móveis e eletrodomésticos, para a coleta de dados,
os quais passaram por análise e, por fim, foram expostos em mural da escola. Dessa forma,
pretende-se ajudar os alunos e, consequentemente, a comunidade na qual a escola está inserida,
no controle de orçamento pessoal e familiar, possibilitando tomarem melhores decisões de
compras e investimentos. Para verificação da aprendizagem, os alunos participantes da pesquisa
responderam a um mesmo questionário diagnóstico, antes e após visita aos estabelecimentos
comerciais, com o intuito de se observar a evolução de entendimento acerca do tema. Também
como metodologia utilizada, tem-se a pesquisa bibliográfica em livros e artigos sobre Matemática
Comercial e Financeira, como Gelson Iezzi, Joamir Souza, Manoel Paiva, Giovanni Junior e
outros, e ainda a consulta à Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e aos Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCNs), material que serve como subsídio para justificar a necessidade
de tal estudo.