OS TEXTOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO: contribuições para a Alfabetização Científica
Texto matemático; Alfabetização Científica; Leitura; Educação Matemática.
A investigação educacional em andamento trata-se de uma pesquisa qualitativa documental desenvolvida com o objetivo de analisar os textos presentes em livros didáticos de Matemática do Ensino Médio e suas potencialidades para a Alfabetização Científica. Assim, esse estudo desenvolve-se em torno das discussões sobre a Educação Matemática, o livro didático de Matemática do Ensino Médio e a leitura e a escrita como ferramentas para a Alfabetização Científica, tendo como principais teóricos D’Ambrósio (2009), Knijnik (2010), Sasseron e Carvalho (2011), Chassot (2005), Fiorentini e Lorenzato (2012), Ripardo (2009), Smole e Diniz (2012). Com isso, a lógica epistêmica principal que conduz esse estudo é d’Ambrosiana, pois está ancorada nas ideias de D’Ambrósio para entender a leitura, a escrita e a alfabetização científica como ações à luz das práticas docente pós-críticas. Também é adotado a Análise de Conteúdo para a identificação, catalogação e organização dos textos retirados dos livros didáticos, sendo adotadas três categorias, a) história da matemática, b) aplicações da matemática, e c) textos informativos. Os livros que estão sendo utilizados para a pesquisa são os que foram aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) nos anos de 2015 e 2018. Como resultados iniciais, têm-se que os textos dos livros trazem um potencial para levantar discussões ao serem utilizados em sala de aula, e são excelentes para com a contextualização dos conteúdos matemáticos que estimulam o raciocínio, o pensamento crítico e a aprendizagem de conhecimentos científicos socialmente relevantes.