FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E A METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: desafios e possibilidades no contexto da pandemia
Formação de Professores. Matemática. Metodologia Resolução de Problemas. Ensino Fundamental.
A presente dissertação apresenta a Formação de professores de matemática e a metodologia
resolução de problemas no 5° ano do ensino fundamental, destacando os desafios e as
possibilidades no contexto da pandemia para o seu desenvolvimento. O estudo tem por objetivo
analisar a formação de professores/as de matemática e o uso da metodologia Resolução de
Problemas no 5° ano do ensino fundamental na escola Prof.a Silvana Cunha/Cururupu- MA;
identificar as perspectivas teórico-metodológica e epistemológicas que subsidiam a proposta
pedagógica da escola, o plano de formação de professoras/es e a prática pedagógica das/os
professoras/es que ensinam matemática no 5o ano do ensino fundamental; observar as práticas
pedagógicas das/os professoras/es em sala de aula virtual e levantar os desafios encontrados
pelos professores e estudantes no ensino e aprendizagem de matemática; compreender as
concepções de formação de professoras/es e de metodologia Resolução de Problemas com os/as
professores/as que atuam no 5° ano do ensino fundamental; propor, a partir das necessidades
apontadas pelas/os professoras/es, a elaboração colaborativa do e-book: A metodologia
Resolução de Problemas como possibilidade de ensinar e aprender os conhecimentos da
matemática no 5° ano do ensino fundamental. A metodologia da pesquisa se configura com
abordagem qualitativa, na perspectiva do materialismo histórico-dialético. Como processo
metodológico, foi desenvolvido a pesquisa de campo, de caráter descritivo e exploratório na
Unidade Escolar Prof. Silvana Cunha, localizada na cidade de Cururupu, com a participação de
4 professores 5° ano do ensino fundamental. Para coleta de dados, realizaremos os seguintes
procedimentos: a) entrevista semiestruturada online b) observação participante online c) coleta
e registro dos dados por meio de diário de campo d) análise e interpretação dos dados obtidos.
Os resultados desta pesquisa buscam contribuir para a reflexão crítica e dialética sobre a
formação de professores e o ensino de matemática no 5o. ano do ensino fundamental, levando
em consideração o uso da metodologia Resolução de Problemas como possibilidade de
contribuir com a construção dos conhecimentos matemáticos voltados para a formação humana
de sujeitos, na perspectiva crítica e emancipatória.