DIALOGOS DE SABERES INTERCULTURAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE: : Uma análise da Educação Matemática da Licenciatura Indígena na Universidade Estadual do Maranhão
Educação Matemática. Formação Docente. Licenciatura Intercultural Indígena
A pesquisa intitulada Diálogos de saberes interculturais na formação docente: uma análise da educação matemática na Licenciatura Indígena da Universidade Estadual do Maranhão tem por objetivo analisar a educação matemática na Licenciatura Intercultural da Educação Básica Indígena (LIEBI) da UEMA,. Para tanto, se faz necessário compreender o processo de matematização dos povos indígenas de troncos lingüísticos Macro- Jê e Tupi em face da introdução da lógica matemática ocidental na difusão dos saberes e fazeres tradicionais indígenas, assim como, averiguar como os cursistas estão se apropriando da educação matemática na LIEBI e suas articulações com os diferentes saberes, com vistas à elaboração de material didático para o ensino de matemática. O texto está estruturado da seguinte forma: uma primeira seçãode referencialteóricoque analisa as imposições de saberes dos colonizadores e a resistência indígena, numa abordagem histórica das políticas educacionais para os povos indígenas, acrescida da política de formação docente indígena e a interculturalidade, a partir da LIEBI/UEMA e a educação matemática na referida Licenciatura; uma segunda seção que trata da metodologia da pesquisa,cujo o caminho investigativo para a construção desse trabalho é de natureza qualitativa, Partindo da premissa de que os sujeitos desta pesquisa, os cursistas Timbira e Tentehar do curso de ciencias da natureza da LIEBI, vivem envoltos pelos processos de educação tanto tradicional como escolar, recorreu-se às falas dos sujeitos,comportamentos e atitudes nas análises do pensamento matemático, através da Etnomatemáticanas várias técnicas próprias da investigação qualitativa: diário de campo, entrevista semiestruturada , observação participante e o grupo focal.As orientações didáticas estão fundamentadas no projeto pedagógico do Curso da LIEBI/UEMA que se apresenta como uma resposta aos vários desafios de comunidades indígenas do Estado, procurando, particularmente, construir uma possibilidade de diálogos de saberes envolvendo o princípio de contagem de base três para os Timbira e de base cinco para osTentehar .