GESTÃO ESCOLAR E O INDICADOR DE QUALIDADE DO IDEB: COMO ESTREITAR ESSA RELAÇÃO?
GESTÃO ESCOLAR. PROVA BRASIL. IDEB. QUALIDADE.
O presente projeto de pesquisa submetido à avaliação para exame de qualificação de mestrado do Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Educação, da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, área de concentração gestão e formação de professores na Educação Básica, está vinculado à linha de pesquisa em gestão educacional e escolar. A pesquisa tem como título a Gestão escolar e o indicador de qualidade do IDEB: como estreitar essa relação? O objetivo geral é analisar as ações de gestão, em duas escolas, da rede pública municipal de Floriano - PI, que influenciam no indicador de qualidade das metas estabelecidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) a partir da Prova Brasil, no período entre 2013 a 2017. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso em duas escolas da rede pública municipal de Floriano – PI. Os dados serão coletados por meio de observação, entrevistas e consulta a documentos institucionais. Tomaremos como base a análise de conteúdo, dos discursos dos sujeitos, de Laurence Bardin, discursos esses observados sob a lente do materialismo histórico-dialético em três categorias analíticas: totalidade, contradição e mediação. Partindo do pressuposto de que as ações de gestão, em duas escolas, da rede pública municipal de Floriano – PI influenciam no indicador de qualidade das metas estabelecidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) a partir da Prova Brasil, se faz necessário estreitar essa relação para respondermos a nossa pergunta de pesquisa. Com isso, a pesquisa que desenvolveremos buscará entender essa relação tomando como base as ações de gestão nas duas escolas campo de pesquisa. Então, a investigação se torna relevante para a educação local, regional e nacional, na medida em que seus dados levantados e analisados estarão disponíveis para consultas, servindo como base de pesquisa para gestores, professores e outros pesquisadores que visam uma melhoria dos processos de gestão dos sistemas e das unidades escolares.