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A CONSTRUÇÃO IDENTIDÁRIA DE CRIANÇAS NEGRAS A PARTIR DAS OBRAS HISTÓRIAS DE PRETA E LUANA, A MENINA QUE VIU O BRASIL NENÉM
Literatura Infanto-Juvenil. Relações étnico-raciais. Identidade
A presente pesquisa tem como objetivo analisar as produções literárias infanto-juvenis, História da Preta (1998), de Heloisa Pires Lima e Luana, a menina que viu o Brasil neném (2000), de Aroldo Macedo e Oswaldo Faustino, apontando-as com agentes na construção da identidade de crianças negras. A análise será à luz das discussões sobre a identidade e literatura, refletindo criticamente sobre as contribuições dessas narrativas para afirmação identidária da criança por meio de personagens afro-descendentes. Esta pesquisa classifica-se, segundo sua finalidade, como pesquisa teórico bibliográfica, utilizando como metodologia a análise-crítica. O aporte teórico constitui-se das discussões de Coelho (2010), sobre o percurso histórico da literatura infanto-juvenil brasileira, discussões essas ratificadas por Zilberman (2005), bem como as representações da criança. Sobre as
inter-relações entre afrodescendência, literatura e racismo, Fanon (2008), Cavalleiro (2001), Duarte (2011) e Dória (2008), destacando também apontamentos de como a criança negra é ou se vê representada nos textos literários infanto-juvenis. No tocante às discussões de identidade, Hall (2006), Munanga (2012) entre outros teóricos. Dessa forma, o intuito é que as discussões proporcionem uma compreensão das novas produções infanto-juvenis que contenham a participação de personagens negras sem estereótipos, cujo objetivo é a ressignificação deste texto literário.