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DOS POSTS E VÍDEOS ÀS PÁGINAS DOS LIVROS: a atuação de blogueiros e youtubers no ciberespaço e a indústria do livro no Brasil
Ciberespaço. Indústria do livro. Influenciadores Digitais.
Em DOS POSTS E VÍDEOS ÀS PÁGINAS DOS LIVROS: a atuação de blogueiros e youtubers no ciberespaço e a indústria do livro no Brasil, pretendemos entender essa nova dinâmica assumida pelo mercado editorial brasileiro, assim como a participação de jovens “influenciadores digitais” no mercado do livro. A presente pesquisa considera a atuação de blogueiros e youtubers no ciberespaço por meio de suas redes sociais e, paralelamente a isto, a entrada destes internautas no universo da Literatura de Entretenimento, preenchendo um nicho mercadológico carente de publicações, a do consumidor adolescente, com a publicação de seus próprios livros, o que contribui de maneira significativa para a concretização do investimento na materialidade de conteúdos digitais. E, ainda, a relação entre seguidores/leitores que passam a consumir cada vez mais tudo que é publicado por seus “ídolos da internet”, o que por outro lado acaba estimulando a prática da leitura. O objetivo dessa investigação é, portanto, propor reflexões acerca desse novo movimento de produção textual impressa de autoria de jovens youtubers e blogueiros e, além disso, mergulhar pelos cibercaminhos para compreendermos as transfigurações pelas quais a indústria do livro impresso vem passando em tempos de sociedade digital. A fim de atingirmos os objetivos propostos nesta investigação, optamos por confeccionar como recurso metodológico um mapeamento de obras publicadas por influenciadores digitais entre os anos de 2015 e 2018. O aporte tóeirca da pesquisa concentra-se em Giorgio Agamben (2009), Zigmunt Bauman (2001), Manuel Castells (2001), Nicholas Carr (2011), Roger Chartier (1999), Tom Chatfield (2012), Pierre Lévy (2010), Perrone- Moisés (2016), Katherine Hayles (2009), Henry Jenkins (2008), dentre outros.