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CAMINHANDO PELAS PÁGINAS DA LITERATURA: uma (re) leitura do patrimônio e das memórias de São Luís-Ma por meio da obra Litania da Velha de Arlete Nogueira
Literatura. Athenas Brasileira. Patrimônio. Litania da Velha.
O presente trabalho pretende realizar um percurso pela história de São Luís-MA, por meio de um apanhado teórico abordando em especial a literatura enquanto fonte de representatividade dos sítios de memória locais da cidade, caracterizados como patrimônio, contribuindo assim para a ampliação de sua compreensão crítica enquanto objeto portador de significação social e histórica. A literatura dessa forma caracteriza-se como mecanismo de difusão de ideais e valorização de memórias do coletivo social. Em cada beco, rua ou Praça da cidade é possível vislumbrar as reminiscências da Literatura Maranhense, do que a historiografia e determinado grupo político-literário cunhou chamar de “Athenas Brasileira”. Defende-se assim que através de uma visão em
paralaxe um olhar mais acurado sobre os discursos e conceitos que orbitam a temática patrimonialista faz-se necessário para um melhor entendimento sobre a quintessência da relação entre literatura e patrimônio. Caminhemos pelas páginas da literatura em busca desses diferentes pontos de vista. Tomando por base aspectos conceituais da memória coletiva de Halbwachs (1990, 2003), e de questões referentes ao discurso turístico que valoriza a capital maranhense enquanto um produto a ser comercializado, buscamos entender a relação dessas obras com casarões e espaços do Centro Histórico, por meio de um enfoque crítico pautado nas contribuições de Choay (2006) sobre tal temática. Dessa forma através de um estudo histórico da fundação, consolidação e desenvolvimento de São Luís, procuraremos vislumbrar as convergências com a genealogia patrimonial e sua representatividade na literatura, em especial na obra Litania da Velha da autora Arlete Nogueira que nos mostra uma face conhecida, mas por vezes ocultada por aqueles que priorizam os valores elitistas e clássicos em detrimento do conjunto cultural popular.