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ÀS BORDAS DO LEITE DERRAMADO: As nuances veladas de Matilde
Feminino. Relações de poder. Personagem Matilde. Leite Derramado.
CARVALHO, Márcia Maria da Conceição de. Às bordas do Leite derramado: As nuances veladas de Matilde. São Luís: UEMA, 2019. Versão preliminar de dissertação (mestrado em letras). Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Departamento de Letras. 100f.
O presente trabalho versa sobre a construção da figura feminina, presentificada na personagem Matilde Vidal, da obra Leite Derramado (2009), de Chico Buarque, tencionando apresentar os elementos diegéticos e as estratégias narrativas que a alçam à relevância que a mesma assume dentro do discurso do narrador-personagem. Aborda a importância e a força da memória para o registro da própria história e constituição da identidade, bem como a relevância que a personagem em estudo também no âmbito das reminiscências do narrador. Abarca ainda as relações de opressão e preconceito que permeiam o romance, no qual impera o aspecto oligárquico de segregação e exploração das classes subalternas. Dessa forma, a intenção é perceber como tais jogos de dominação se apresentam na postura egoísta e preconceituosa adotada pelo narrador-personagem durante toda a narrativa, especialmente no tocante à sua relação com a esposa Matilde. O estudo também discorre sobre a inserção de Matilde em um contexto opressor marcado pelo patriarcalismo e os efeitos desse sistema em seu percurso narrativo, bem como as circunstâncias sócio-históricas determinantes para sua
constituição e desfecho. Nesse intento, destacam-se os contributos teóricos de Pierre Bourdieu (2012) e Michel Foucault (1979) acerca das relações de poder calcadas na supremacia de gênero masculino sobre o gênero feminino, assim como as proposições de Simone de Beauvoir (1970), Andrea Nye (1995) e Virgínia Woolf (1928), além de estudos mais recentes acerca da Teoria crítica feminista, como as contribuições de Maria Rita Kehl (1998), Chimamanda Adichie (2014) e Márcia Tiburi (2018), tomando elementos da narrativa como ilustração, bem como elucidando de que maneira a personagem foco deste estudo se desvencilha deste contexto opressivo e toma as rédeas de sua condição feminina.