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Tessituras narrativas em (re) contos afrocentrados: um olhar sobre insubmissas personagens de Conceição Evaristo.
Literatura negro-feminina. Protagonismo negro. Afrocentricidade.
Conceição Evaristo.
Tendo o interregno como elemento marcante na literatura contemporânea, o esfacelamento do ser marca a fratura “na coluna vertebral”, que, à priori, seria a base de sustentação existencial. Portanto, na perspectiva da multiplicidade, pode-se caracterizar essa literatura, que recorre nessa pesquisa à análise da escrita feminina negra, principalmente, pelo sujeito de enunciação dotado por um forte repertório simbólico. Dessa forma, elege linhas discursivas diferentes da hegemônica tendo em vista realçar as diversidades culturais, étnico raciais, e vivências de promoção e empoderamento, além de recriar diferentes contextos de enunciação. Nesse viés, os mecanismos de legitimação e representação dessa escrita feminina, periférica e marginal, precisam ser fortalecidos. Em face do exposto, essa pesquisa objetiva analisar o protagonismo das personagens femininas na obra literária Insubmissas lágrimas de mulheres (2011), da escritora Conceição Evaristo. O olhar para as narrativas é uma tentativa de detectar marcas da afrocentricidade, na construção do protagonismo negro, com o intuito de perceber se e como essas personagens negras figuram no centro da cena. Para tanto, debruçou-se, especialmente, sobre as teorias da afrocentricidade, baseado nas pesquisas de Molefi Kete Asante e Cheikh Anta Diop, visitando, ainda, a ficção contemporânea pelas contribuições de Agambém (2009) e Schollhammer (2007), o lugar de fala, a voz e a letra da mulher na literatura marginal periférica, na concepção de Regina Dalcastagnè, e os conceitos de literatura negro-brasileira nos estudos de Luiz Silva Cuti (2010). Destarte, a pesquisa será pautada no prisma da análise bibliográfica e analítica, apontando para profusas possibilidades de olhares que recaem sobre a resistência e protagonismo feminino negro, num costurar de escrevivências que emanam da escrita Evaristiana percebida ao longo do corpus narrativo analisado.