Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLA MARINA DA SILVA TÔRRES DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLA MARINA DA SILVA TÔRRES DE SOUSA
DATA: 29/11/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Universidade Estadual do Maranhão.
TÍTULO:

THE BLUEST EYE DE TONI MORRISON: A PRESENÇA DA AUTORIA FEMININA NEGRA NA LITERATURA AMERICANA PARA A ABORDAGEM DO INDIZÍVEL A PARTIR DE PECOLA BREEDLOVE.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Ancestralidade; Autoria feminina negra; Identidade negra; Feminismo negro; Toni Morrison.


PÁGINAS: 61
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Teoria Literária
RESUMO:

A escrita feminina negra surge como um espaço para evidenciar assuntos silenciados e apagados pelo tempo e pelo espaço acerca de e para os corpos negros, principalmente, o feminino. Ao longo das produções escritas por mulheres negras, o isolamento acadêmico destas mulheres, como um meio segregacionista e sexista, priorizava uma academia literária sem a presença do discurso autêntico, advindo das populações minorizadas e subaternizadas. A narrativa de Toni Morrison aparece como uma escrita provocativa ao discurso que descaracteriza o povo negro, caracterizando-se como um instrumento pedagógico antirracista, feminista e anticolonialista – contrário às formas de domínio do outro. A escrita morrisoniana, apresenta-se como fonte de representação da mulher negra, positivando a imagem feminina e fortalecendo a alteridade de sua voz e a ancestralidade de suas raízes. A necessidade da discussão de The bluest eye [O olho mais azul] e do olhar para a personagem Pecola Breedlove se afirma para que ocorra, tanto a reverberação de espaços discursivos em torno da identidade negra, como o reconhecimento da autoria feminina negra em torno do não-dito em torno do povo negro. Portanto, propõe-se o presente estudo como um meio educativo para a consciência de luta em torno da subalternização do outro e como um meio de combate aos efeitos de domínio racial que perduram até os dias de hoje. Para tanto, o estudo da narrativa presente em O olho mais azul evidencia os elementos sobre a estética, a ancestralidade e a identidade negra, embasado por autores que discutem os temas, como Collins (2019), Dalcatagne (2012), DuBois (2021), Fanon (2008), Hooks (2019), Kilomba (2019), Mayberry (2021), Morrison (2019) dentre outros.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 880612 - JOSE AILSON LEMOS DE SOUZA
Interno - 6708 - LINDA MARIA DE JESUS BERTOLINO
Externo à Instituição - SIMONE DOS SANTOS MACHADO - UFC
Notícia cadastrada em: 25/10/2024 13:57
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer1.s1i1