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A (DES)CONSTRUÇÃO DO EVANGELHO DE CRISTO: análise do discurso crítica no romance de José Saramago
(Des)construção. Evangelho. Análise tridimensional. Discurso.
A presente pesquisa tem por objetivo analisar como ocorre a (des)construção do discurso religioso cristão na obra O Evangelho Segundo Jesus Cristo (1991), de José Saramago. Nessa perspectiva, pretende-se analisar os elementos discursivos, a prática social e a prática textual da obra de modo a entender como se configura a (des)construção dos discursos baseados nos evangelhos canônicos. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo-interpretativo. Para embasamento teórico, baseia-se na Análise do Discurso Crítica a partir do modelo tridimensional de Norman Fairclough (2001, 2003). A priori, a análise foi feita considerando a descrição estrutural do gênero textual do evangelho (narrativa histórica), da descrição dos tipos de discursos, das camadas intertextuais e interdiscursivas encontradas na prática discursiva e da descrição dos elementos temáticos que constituem o evangelho, ressaltando as ideologias e hegemonias presentes. Os resultados desta pesquisa indicam que existem fatores que contribuem para a (des)construção do evangelho saramaguiano, tais como a recriação da história canônica de Jesus e dos personagens emblemáticos da cultura cristã. No âmbito textual, observa-se que o texto adquire características estruturais, gramaticais, organizacionais e vocabulares próprias, configurado sob uma perspectiva oral. Quanto à prática discursiva, o autor vale-se de discursos embasados na Bíblia Sagrada como forma de críticas e ironias às contradições e incoerências no discurso religioso. No âmbito social da análise, são evidenciadas ideologias pautadas em questões sociais importantes, como: martírio, sacrífico, o papel da mulher na sociedade, sexualidade, nudez e o celibato. Além disso, a crítica construída, no texto, enfatiza o processo hegemônico estabelecido pela cultura conservadora cristã ao perpetuar doutrinas discriminatórias e preconceituosas. Assim, esta análise contribui para uma reflexão mais ampla sobre as representações do discurso religioso na obra de José Saramago, promovendo transformação social numa realidade construída sob comandos tradicionais.